quarta-feira, 2 de maio de 2018

V Encontro de Psicologia de Esmoriz abordou a temática da Educação (Jornal "A Voz de Esmoriz")

No passado dia 13 de Abril, realizou-se o V Encontro de Psicologia de Esmoriz, organizado pelo Gabinete de Apoio Psicossocial da Junta de Freguesia de Esmoriz. Participaram neste evento os seguintes oradores com os respectivos temas: Lúcia Neves (com o tema “Escolas Saudavelmente”), Orlanda Cruz (que discursou sobre a “Parentalidade Positiva – O Programa Triple P”), Cátia Vaz (interveio sob o título – “A brincar e a rir o bullying vamos prevenir”), Inês Abraão (abordou o “Programa Trilhos – Desenvolvimento de Competências Pessoais e Sociais”) e, por fim, Sara Silva e Bárbara Faria (as quais debateram “A importância do desporto na aprendizagem de competências sociais em crianças e adolescentes”).
Em pleno auditório da Junta de Freguesia de Esmoriz e diante de uma plateia bem constituída, os oradores deixaram alguns conselhos aos encarregados de educação para uma educação saudável dos seus filhos, de forma a prevenir futuros dissabores. Por exemplo, seria valorizada a prática do desporto, enquanto que, por outro lado, a viciação excessiva em torno das redes sociais e das novas tecnologias poderia ser nefasta, visto que favorece o isolamento, podendo coibir o convívio familiar e comunitário. Também o próprio bullying, físico ou psicológico, voltou a ser encarado como um dos maiores perigos do meio escolar que urge ser denunciado e combatido. Debateram-se assim temas directamente relacionados com o bem-estar e a educação da população mais jovem.
No encerramento do encontro, António Bebiano, Presidente da Junta de Freguesia de Esmoriz, valorizou o trabalho do Gabinete de Apoio Psicossocial junto da comunidade, tendo este sido um farol para muitos que procuravam reerguer as suas vidas através de uma visão mais optimista e dinâmica da realidade que diariamente enfrentam.
A cobertura fotográfica do evento esteve a cargo dos alunos do 12º ano do Curso de Multimédia do Agrupamento de Escolas de Esmoriz/Ovar-Norte. 





Artigo publicado na mais recente edição do Jornal "A Voz de Esmoriz" referente ao mês de Abril


Nenhum comentário:

Postar um comentário