sábado, 2 de dezembro de 2017

“Porta com Porta” esgotou o auditório até à Porta


Um dos momentos altos do XVIII Festival de Teatro de Esmoriz decorreu na tarde do dia 29 de Outubro (um domingo), quando os conceituados actores João de Carvalho e Sofia Alves protagonizaram a comédia “Porta com Porta”. Ao todo, mais de 200 espectadores fizeram lotar o auditório do Renascer, sito na rua dos Castanheiros. Além de observarem os protagonistas da peça, tiveram ainda a possibilidade de ver e acarinhar um grande homem da televisão e teatro nacionais – Ruy de Carvalho que, mesmo com 90 anos de idade, aproveitou a ocasião para voltar a celebrar os seus 75 anos de carreira. Aliás, o Grupo de Teatro Renascer, que também aproveitou para comemorar novamente os seus 25 anos de existência e os 18 anos consecutivos de realização de festivais, não hesitou em homenagear o convidado especial, tendo-lhe consagrado a designação do seu palco através do descerramento de um memorial agora afixado numa parede lateral. Por conseguinte, o palco presente no auditório passará doravante a chamar-se “Palco Ruy de Carvalho”, momento que, em muito, emocionou o actor português.
Voltando à peça apresentada por João de Carvalho (filho de Ruy de Carvalho) e Sofia Alves - “Porta com Porta”- nunca é demais realçar a qualidade e o profissionalismo inerente àquele espectáculo hilariante. Segundo o enredo, Sofia assumia o papel de uma mulher divorciada que vivia num apartamento, numa altura, em que o prédio estava a ser alvo de obras. Contudo, quando teve conhecimento da chegada iminente de um homem rico que passaria a morar também no prédio, ficou logo entusiasmada. Dizia-se que o futuro morador, cuja identidade ainda se desconhecia, detinha um Porsche e um considerável poderio financeiro. Todavia, quando ela descobre o rosto desse futuro morador, logo se apercebe que se tratava do ex-marido, então representado por João de Carvalho. A partir daí, a representação tornou-se propícia a todo o tipo de picardias e discussões típicas de um prédio. No entanto, a peça termina, deixando a hipótese em aberto de uma futura reconciliação entre ambos, visto que a causa da sua separação havia resultado de um mal-entendido que já datava da altura do casamento.
Finda a peça, Ruy de Carvalho subiu ao palco, não deixando de agradecer a hospitalidade do Renascer e do público presente. Elogiou ainda a colectividade esmorizense, então organizadora do festival, por não deixar morrer o teatro.
Como já é hábito, foram entregues lembranças aos convidados especiais, e claro, muitos espectadores não se foram embora sem antes tirarem uma foto para memória futura com aqueles notáveis vultos da cultura teatral portuguesa.

Seguem-se fotografias da autoria de Vera Gomes
Reportagem saída na mais recente edição do Jornal A Voz de Esmoriz referente ao mês de Novembro








Nenhum comentário:

Postar um comentário