segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Associação de Pais organiza Magusto na Escola Secundária de Esmoriz

A APESE - Associação de Pais Escola Secundária de Esmoriz vai organizar no próximo dia 10 de novembro da parte da manhã o tradicional MAGUSTO na Escola Secundária de Esmoriz.
Estão desde já convidados todos os Alunos, Docentes e Pessoal Não-Docente a comer as famosas "Quentes e Boas" Castanhas Assadas.
Esta é uma das atividades que integra o Plano Anual de Atividades desta associação de pais que mais uma vez promove este convívio entre todos as pessoas que compõe a comunidade escolar neste ano letivo 2017/2018 na Escola Secundária de Esmoriz.
Ao contrário do que tem sido habitual nos anos anteriores, este ano o calor do verão tem-se prolongado no tempo. Tradicionalmente, a castanha, mais do que um alimento, marca o calendário. Sinónimo de chuva, frio e lareira, é também o ponto alto dos magustos celebrados pelo verão de S.Martinho. A ver vamos se a tradição se cumpre por terras de Esmoriz no próximo dia 10 de novembro.
Castanha - Um fruto saudável 
Outono faz lembrar castanhas e quem é que resiste ao cheirinho de castanhas de rua acabadinhas de assar? Mas para aproveitarmos este alimento da época sem peso na consciência, o melhor é ficarmos a conhecê-lo melhor! A castanha é um alimento do grupo dos cereais, derivados e tubérculos. É um fruto amiláceo, pela sua riqueza em amido que é um hidrato de carbono complexo, ou seja, de absorção lenta. A sua riqueza em hidratos de carbono complexos, torna a castanha semelhante, a nível nutricional, aos restantes alimentos deste grupo (arroz, massa, batata e pão), o que permite estabelecer equivalências alimentares. É, ainda, um alimento com pouquíssima gordura e que possui quantidades apreciáveis de minerais como potássio e magnésio, de vitamina C, B1 e B2, mas, também, de fibra, fundamental para o bom funcionamento do intestino e por ajudar a controlar o apetite. Além disso, possui quantidades consideráveis de proteína de elevado valor biológico para um alimento de origem vegetal.




Texto e Cartaz da autoria da Associação de Pais da Escola Secundária de Esmoriz

Nenhum comentário:

Postar um comentário