domingo, 8 de outubro de 2017

Pérolas Históricas de Esmoriz XVII - O Nascimento da Igreja Evangélica em Esmoriz


"Que o limite dos meus sonhos seja a fé.
Que o desânimo seja vencido pela força de vontade.
Que o bem que mora em mim seja mais forte do que a maldade dos que me cercam.
Que o meu foco seja a felicidade.
Que não me falte motivos para agradecer.
E que eu tenha paciência para esperar as grandes coisas que Deus tem preparado para mim".

Sabrina Braga
Escritora brasileira



Foi, em meados do século XX, que o culto evangélico em Esmoriz conheceu um claro desenvolvimento. O seu principal impulsionador seria Joaquim Pereira de Oliveira (Garcia) que, em 1948, se casara com D. Alice da Graça Lisboa, tendo sido esta senhora a responsável pela sua conversão à nova fé.
Por volta dos anos da década de 1950, Joaquim Pereira de Oliveira já ministrava importantes palestras sobre ensinamentos bíblicos, sendo ouvido atentamente pelos seus amigos que o escutavam no Salão Nobre dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz, local onde decorriam algumas das sessões.
No ano de 1958, Joaquim decide dar um passo absolutamente decisivo - criar um lugar de culto evangélico na então vila de Esmoriz. Assim nasceria a ideia da criação de uma nova capela, a qual viria a ser construída na sua própria propriedade. No entanto, as obras não se iniciaram imediatamente. O sonho poderia ter sido inclusivamente travado, não fosse a persistência dos seus mentores. Efectivamente, questões burocráticas alimentadas por algumas instâncias fizeram com que o projecto ficasse parado durante nove anos. No entanto, quem nunca desiste, acaba muitas vezes por concretizar os seus objectivos. A aprovação chegaria, e a 1 de Setembro de 1965, começariam finalmente as intervenções. As obras demorariam cerca de dois anos, tendo a capela sido inaugurada a 1 de Outubro de 1967 junto à Avenida 29 de Março. Este templo ainda hoje se encontra conservado em bom estado, e a prova disso é que a congregação evangélica acabaria de celebrar cinquenta anos de existência muito recentemente (como disséramos anteriormente, a criação do seu lugar de culto tinha ocorrido em 1967).
Por seu turno, também o Centro Bíblico de Esmoriz, sito na rua dos Desportos, comemoraria 50 anos de existência no passado mês de Setembro, um palco por onde passaram até hoje milhares de campistas de todo o mundo. Também neste centro (CBE), o esmorizense Joaquim Pereira de Oliveira (Garcia) teve um papel relevante, ao constituir-se num dos seus fundadores e doador do terreno para a sua construção. Não poderíamos pois deixar de redigir este artigo, tendo em conta os marcos históricos desta instituição cristã. Apesar da maioria esmagadora da população local ser católica, a verdade é que Esmoriz, terra de liberdade e tolerância, sempre proporcionou um advento liberal para que todos os cultos se emancipassem, possibilitando um ambiente saudável bem como interacções produtivas.
Em termos de história mundial, a Igreja Evangélica surgiu no século XVI na sequência da Reforma de Martinho Lutero (1517), exactamente há 500 anos. Esta igreja cristã valoriza o respeito máximo pelas Sagradas Escrituras - a Bíblia – e ordena toda a vida cristã em função dela. A experiência pessoal do “novo nascimento” citada nos Evangelhos, é considerada o ponto de partida da vida cristã. Esta experiência, chamada de salvação, significa aceitar Cristo como seu único e suficiente salvador. A comunhão com Deus é directa através da oração, louvor e Palavra. Temos conhecimento de outras práticas bíblicas que são valorizadas tais como o baptismo nas águas (como Cristo no rio Jordão), a Santa Ceia (o partir do pão e o vinho - como Cristo fez na última Ceia), os dons espirituais, o efeito do Pentecostes, o dom de ciência, o dom de profecia, os dons de curar, o dom da fé, entre outros conformemente referidos nas Escrituras. Muitas igrejas evangélicas hoje no mundo estão a passar por uma experiência de avivamento, isto é, viverem a experiência que a Igreja do século I, de Cristo, Pedro, Paulo e João presenciaram – poderosas manifestações do poder do Espírito Santo. Um culto evangélico, em regra, constitui-se um acto simples, com louvor, exposição da palavra e oração. Num culto, sente-se ao vivo a presença do Espírito Santo. O objectivo de cada culto é sentir fortemente essa presença, sendo dada liberdade total ao Espírito Santo para operar. Há muitos testemunhos de experiências extraordinárias, como curas, libertações, mas a mais relevante é a salvação, a passagem das trevas para a luz e os seus efeitos: Paz profunda, segurança eterna, amor a Deus e ao próximo, entre outros. 
Ao todo, estima-se que existam mais de 700 milhões de cristãos evangélicos no mundo, sendo uma fé que se encontra em elevado crescimento, designadamente na América Latina, África, Coreia e China. 
Em Esmoriz, os fiéis deverão estimar-se na ordem das poucas centenas (talvez cerca de 500!). Ainda assim, a Igreja Evangélica, como comunidade cristã aberta, encontra-se de portas abertas a qualquer cidadão que procure satisfazer as suas necessidades espirituais. O responsável por esta igreja é o Pastor José Maria Monteiro. O CBE tem dois esmorizenses na sua direcção, a saber, Daniel Lisboa Oliveira e Conceição Oliveira.
Por fim, seguem-se algumas fotos e documentos antigos inerentes à construção da Capela Evangélica em Esmoriz, tendo sido estas cedidas gentilmente pelo Prof. Dr. Ricardo Oliveira.
























Nenhum comentário:

Postar um comentário