segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Especial Resultados Autárquicas I - E tudo Bebiano levou! (Análise aos resultados da Assembleia de Freguesia de Esmoriz)



Resultado de imagem para autárquicas 2017



Foi um dia histórico para os sociais-democratas no concelho de Ovar. Em Esmoriz, os resultados reflectiram o trabalho até então bem desenvolvido pelo executivo liderado por António Bebiano. O líder do PSD Esmoriz soube mencionar, desde cedo, no seu discurso, a obra então feita em prol da população, citando os casos da criação da Universidade Sénior, da instauração de gabinetes de apoio à comunidade ou até da dinamização do Arraial da Barrinha. Era por conseguinte muito difícil a qualquer adversário destronar uma candidatura forte e coesa como era aquela comandada por António Bebiano.
Ainda assim, não esperávamos que a lista social-democrata vencesse por uns expressivos 68%. Aliás, pensávamos que o Partido Socialista iria crescer nas intenções de voto e que haveria a possibilidade de entrada de uma terceira força política na Assembleia de Freguesia mediante a desistência do GIPE. Mas isso não aconteceu. O PS de Rogério Ferreira não só manteve o resultado medíocre de há quatro anos atrás, elegendo apenas 2 representantes, como não houve sequer qualquer outra força da oposição com força percentual suficiente para se fazer representar na Casa da Democracia Esmorizense. De facto, pode-se dizer que António Bebiano tudo levou! Praticamente em cada 10 esmorizenses,  7 terão votado na sua candidatura, atribuindo-lhe um grande voto de confiança.
Se para António Bebiano, a mensagem a extrair é continuar o seu trabalho em prol da comunidade, no que diz respeito à oposição, a situação é deveras alarmante e merece uma reflexão bastante profunda. Ficou evidente nestas eleições que não se deve ir buscar candidatos com ligação reduzida ou até quase nula a Esmoriz, é preciso apostar em pessoas com provas dadas em prol da comunidade. Também é indispensável que haja conhecimento prévio de causa, isto é, saber qual é a realidade em torno da nossa terra. A crítica gratuita e, por vezes, fácil nem sempre é o caminho mais correcto, e houve quem exagerasse nesse sentido, perdendo até alguma credibilidade em torno da sua candidatura.
O PSD terá 11 mandatos (68%) e o PS apenas 2 (18%). Apesar do péssimo resultado, os socialistas são agora a principal força da oposição e com a sua reduzida representatividade terão que se esforçar mais para que possam melhorar o resultado em 2021.
O CDS-PP de Carlos Alexandre até se portou bem durante a campanha mas foi condenado pela fraca expressão do partido na freguesia. Já o Bloco de Esquerda de João Santos conseguiu ser a terceira força política mais votada embora os debates não tenham corrido assim tão bem, não obstante a equipa ter apresentado um projecto interessante para a freguesia. Por seu turno, a CDU de Carlos Ramos partiu algo tarde para estas eleições.
De facto, António Bebiano deu uma goleada daquelas às antigas, trucidando os adversários. Na nossa opinião, não teve que apostar numa campanha muito forte nem sequer de apostar num discurso bastante desenvolvido, apenas bastou-lhe apresentar a obra feita e sugerir alguns projectos benéficos para o futuro. A oposição, em parte, farta de dar tiros nos pés ajudou ainda a cavar mais a diferença. 
Foi um resultado histórico do PSD em Esmoriz, algo que muitos imaginavam como impossível há 20 anos atrás, quando o PS assumia na altura a hegemonia na localidade.
O cenário é agora o inverso. O PSD confirmou com este resultado um novo ciclo hegemónico na cidade.




Imagem nº 1 - O PSD vive em Esmoriz o seu período áureo. António Bebiano e a sua equipa têm realizado um bom trabalho em prol da cidade.



Nota-Extra - Votaram em Esmoriz 6201 pessoas num universo de 10724 inscritos, totalizando assim 57, 8 % em termos de população votante. A abstenção ficou-se assim pelos 43, 2%, um resultado que não é de todo negativo. Registaram-se ainda 2, 3% de votos em branco, e 1,89% de votos nulos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário