terça-feira, 5 de setembro de 2017

Correio dos Comunicados Políticos - O discurso de Filipe Marques Gonçalves, candidato do CDS-PP à Câmara Municipal de Ovar



Imagem relacionada


Discurso de Filipe Gonçalves na apresentação da candidatura Ovar Quer Mais/ CDS-PP


Muito boa noite a todos! Minhas amigas e meus amigos;

Quero começar por agradecer a todos a vossa presença, que muito me honra, e dizer-vos que hoje é um dos dias mais importantes da minha vida. Sei que a responsabilidade é grande, mas garanto-vos que estou preparado para este desafio e que não vos irei desiludir.
As próximas eleições autárquicas são um momento decisivo para o nosso concelho de Ovar. No dia 1 de Outubro, todos nós seremos desafiados a optar; a escolha será entre uma política de calendário, sem projectos de futuro e que decide em cima do joelho, sem consultar e sem ouvir ninguém ou, por outro lado, uma política jovem, com um projecto ambicioso e competente, que pretende colocar o concelho no caminho do progresso, com estratégias viradas para o futuro. Este último é o nosso projecto e é por isso que QUEREMOS MAIS!
Pretendemos implementar respostas estruturais eficazes e efectivas pata todos; atrair investimento para o nosso concelho; aumentar a participação cívica, envolvendo toda a sociedade civil nas decisões e nos compromissos políticos; 
Pretendemos apostar no turismo com um dos principais garantes de desenvolvimento; combater a pobreza e a exclusão social; e acima de tudo, fazer política de forma credível, séria e transparente.
Os últimos anos têm sido penosos para o nosso concelho. Estamos a perder oportunidades, estamos a perder terreno para os concelhos vizinhos. Quero-vos dizer que estamos preparados para fazer mais, para fazer melhor, para construir um grande futuro para o concelho de Ovar.
Para isso, contamos com todos vós, contamos com a nossa gente, com a nossa capacidade de trabalho e com os nossos recursos naturais. Não dependemos da política. Só é um bom político quem é independente da política. Nós não temos qualquer dependência pessoal, queremos apenas servir o concelho, servir a nossa população.
Nada disto foi concretizado ao longo dos últimos anos pelos partidos que têm governado e gerido os interesses da Câmara Municipal de Ovar. Mesmo com um esforço inglório, os partidos do arco do poder não têm conseguido encontrar justificação para a falta de visão, para a falta de rumo, para a passividade. A identidade vareira vai-se perdendo, mas chegou a hora de a recuperar, de a respeitar e honrar:


  • A cultura tem sido substituída por meras acções de entretenimento;
  • A reabilitação do património histórico, o respeito pelo nosso legado e pela identidade vareira, tem sido substituída por meras declarações e proclamações burocráticas;
  • A transparência tem sido substituída pela inoperância. Sabemos que a nossa tarefa não é fácil, mas estamos mobilizados, motivados mas, principalmente, preparados para não cometer os erros do passado e apresentar as soluções para os problemas.

Nos últimos 4 anos, mesmo não fazendo parte do executivo camarário, temos estado (e estamos) na linha da frente, temos reivindicado soluções para os nossos problemas, temos feito política de proximidade com a nossa população, temos estado presentes nas Assembleias Municipais (mesmo quando lá não estão muitos dos deputados), temos estado presentes nas Assembleias de Freguesia, (mesmo quando lá não estão muitos dos membros eleitos) e temos apresentado soluções credíveis e exequíveis. 
Sabemos que mereceremos o vosso voto de confiança, temos a certeza que saberemos liderar os destinos da autarquia.
O concelho de Ovar quer e merece muito mais! 
Merece uma verdadeira política de regeneração urbana, merece projectos que melhorem a mobilidade urbana, que acabem com o martírio que é circular a pé ou de automóvel no concelho e que possibilitem a implementação de uma rede de transportes públicos que aproxime a periferia aos centros das cidades de Ovar e de Esmoriz. 
Merece uma verdadeira e concreta aposta no desenvolvimento das zonas industriais, merece uma maior proximidade entre os cidadãos e a autarquia, com a diminuição da burocracia.
Não precisarei de 4 anos para reabilitar o património publico que se manteve degradado durante os últimos mandatos camarários:
Não precisarei de 4 anos para requalificar o edifício da Biblioteca Municipal de Ovar;
Não precisarei de 4 anos para requalificar a Piscina Municipal de Ovar;
Não precisarei de 4 anos para requalificar outros equipamentos, como o pavilhão gimnodesportivo de Válega; ou para dinamizar o mercado de Arada;
Não precisarei de 4 anos para requalificar o edifício dos Paços do Concelho, da Câmara Municipal de Ovar e criar condições condignas de trabalho para os nossos colaboradores e, em simultâneo, melhores condições para os nossos munícipes!
Hoje, estamos aqui, todos juntos, porque queremos a mudança no paradigma da política local que tem sido implementada nos últimos anos. 
Meus amigos e minhas amigas, nós somos o rosto dessa mudança e se for essa a vossa vontade, se for essa a vontade do POVO, não queremos ser apenas o partido do voto útil, queremos ser a verdadeira alternativa. Estamos prontos para assumir a gestão da Câmara Municipal de Ovar!
Ao longo dos últimos anos temos estado presentes, juntamente com o Grupo Parlamentar do CDS (com os deputados João Almeida e António Carlos Monteiro) na reivindicação das grandes questões concelhias. 
Estivemos e estamos presentes na reivindicação dos projectos de defesa da nossa orla costeira; na necessidade da reabertura do serviço de urgência básica do Hospital de Ovar; na reivindicação do desassoreamento da Ria e protecção dos terrenos agrícolas adjacentes; temos colocado na agenda política nacional a urgência da realização das obras de requalificação da linha do Norte e da Estrada Nacional 109.
Tudo isto sem termos assento na Câmara Municipal de Ovar!
Da parte do actual executivo camarário temos assistido à falta de projectos, à ausência de resultados... E é por isso que nos descolamos desta política pouco transparente e queremos MAIS:

  • Quando uns apregoam resiliência, nós vemos falta de ambição;
  • Quando uns apregoam coesão territorial, nós vemos pobreza;
  • Quando uns apregoam empreendedorismo, nós vemos falta de criação de emprego e de captação de investimento;
  • Quando uns apregoam qualidade de vida, nós vemos o caos em que se encontra a rede viária;
  • Quando uns apregoam dinamização e aposta cultural, nós vemos falta de requalificação do nosso património histórico;
  • Quando uns apregoam que vivemos num território de emoções, nós vemos um município sem qualidade de vida, sem progresso e sem competitividade... sem futuro!

Temos assistido a tudo isto e, da parte da oposição ao executivo camarário, não temos assistido a nada, rigorosamente nada!
A oposição ao executivo camarário esteve ausente durante estes 4 anos... esteve divorciada do concelho de Ovar... esteve adormecida, anestesiada, não honrando o voto daqueles que neles confiaram!
Lembraram-se, agora, que temos eleições autárquicas em Outubro, apareceram com pompa e circunstância, afirmando a paixão que nutrem pelo concelho de Ovar... uma paixão que, está bom de ver, é intermitente! 
O Partido Socialista já mostrou o que vale (ou melhor, o que não vale)... e tenho a certeza que não é esta a postura que o POVO pretende num executivo camarário. Porque mesmo cheios de boas intenções... não podem passar uma borracha por cima deste mandato!
O executivo camarário também já mostrou o que vale... Vangloria-se com as obras executadas por outras entidades (ADRA, CIRA, entre outras), assumindo-as mesmo como suas quando correm bem, recusando a sua titularidade quando as mesmas correm mal e causam transtornos para a população.
Meus amigos e minhas amigas, o veredicto final das eleições é ditado apenas no dia em que o povo vai às urnas. Eu estou motivado para provar que nós somos o projecto que o concelho de Ovar precisa. 
É para isso que estou na rua, no terreno, há muito tempo, não cheguei agora... é para isso que estamos a preparar um programa credível e exequível, capaz de dar ao nosso concelho o progresso que tarda em chegar.
O nosso projecto é arrojado, temos equipas formadas por militantes do CDS-PP e por muitos independentes que também querem mais para o nosso concelho, em torno de um programa que parte da vontade de desenvolver o concelho e não de uma lógica de poder. O PODER não é de ninguém, o poder é de todos!
Pela frente temos um estimulante desafio, queremos congregar o apoio de todos vós: independentemente das convicções ideológicas, estaremos todos unidos pelo concelho de Ovar. E acreditem, é mais aquilo que nos une, do que aquilo que nos separa!
Nestes cerca de 2 meses e meio que faltam para as eleições autárquicas, continuaremos a fazer aquilo que temos vindo a fazer: a auscultar a população, a apresentar as nossas ideias, a compilar o nosso programa e a defender de forma intransigente as causas em que acreditamos.
E, para todos aqueles que acham que esta nossa candidatura é um problema, por levantar questões e querer apresentar soluções, então têm razão, nós somos e seremos e queremos continuar a ser um problema! ... mas um bom problema, que dará à população um projecto alternativo, com carácter, rigor, seriedade e, acima de tudo, com o único objectivo de servir o concelho de Ovar.
Pretendemos fazer uma campanha limpa, pensada e virada para a população. Mas, como acontece com qualquer mudança, ficamos à mercê daqueles que querem transformar a nossa ambição em medo. É pelo medo que se criam preconceitos. 
Nós não tememos a mudança, acreditamos em nós e naquilo de que somos capazes. Não se deixem enganar pelos preconceitos, não se deixem sucumbir ao populismo!
Queremos um município mais competitivo, um concelho transparente, mais justo e feliz, queremos um concelho de futuro! 
Queremos implementar medidas nos domínios do ambiente, da sensibilização para as boas práticas, no reequilíbrio entre as freguesias (as oito freguesias do concelho de Ovar que, ao contrário de outros, sempre defendemos, pois não nos movemos por calendários políticos.
Continuaremos a lutar ao vosso lado pela reversão da extinção das freguesias. (Sempre o fizemos e assim continuaremos!).
Queremos criar balcões administrativos de proximidade, onde toda a gente possa, de forma cómoda, resolver os problemas do foro administrativo, sem ter que se deslocar, sequer, aos centros das freguesias.
Queremos diminuir a burocracia administrativa, implementar o licenciamento zero, criar um canal directo de ligação entre a Câmara Municipal e os nossos empresários!
Queremos criar e implementar um site da Câmara Municipal de Ovar útil, prático e funcional, com toda informação camarária... e não vamos precisar de 4 anos!
Queremos que o município saia dos últimos lugares do índice de transparência municipal... não precisaremos de 4 anos para fazer uma subida galopante!
Queremos reabilitar as capelas dos Passos e apostar no turismo religioso!
Queremos reabilitar as nossas fontes!
Vamos respeitar os nossos usos, costumes e tradições - vamos apoiar a arte xávega - queremos que os barcos estejam a navegar na água e que não sirvam apenas para decorar rotundas!
Vamos dinamizar e divulgar a nossa cultura, a nossa gastronomia. Queremos ser parceiros a tempo inteiro e não apenas em vésperas de eleições!
Queremos apostar nos artistas locais, nos nossos talentos, na nossa gente que está ansiosa por mostrar os seus trabalhos.
Queremos criar uma rede de ciclovias que ligue o interior ao litoral do concelho;
Queremos construir a Casa do Pão de Ló, o Museu da Tanoaria e o Museu do Carnaval.
Nestes tempos de mudança queremos ir mais longe. Necessitamos de garantir a sustentabilidade social, o que passa por implementar políticas activas ao nível da habitação social e no apoio à rede concelhia (às nossas IPSS's e às paróquias).
Queremos reabilitar o edificado e consolidar a actividade comercial e os serviços.
Queremos implementar novas políticas sociais queremos proteger os idosos e apostar e apoiar os jovens!
Queremos o conforto, a segurança e a qualidade de vida da nossa população.
Queremos valorizar os colaboradores da Câmara Municipal de Ovar, dar-lhes melhores condições de trabalho, modernizar os serviços... premiar o mérito e o empenho... preparar o futuro!
Temos uma nova ambição e é por isso que aqui estamos, é por isso que queremos que confiem em nós para governar o nosso concelho.
Prometo-vos que usarei a minha juventude competente e madura, a minha irreverência, para reclamar, junto do poder central, os projectos que tardam em chegar ao nosso concelho. É por isso que estou preparado para, pelo meu concelho, dar o corpo ao manifesto!
Precisamos de um executivo camarário com sangue novo, que saiba honrar o nosso passado, que tenha agilidade para trabalhar o presente e que tenha engenho para perspectivar e preparar o futuro. Não me calarei perante as injustiças, não aceitarei que, por mera ambição pessoal, sejam aceites as inoperâncias do poder central!
Quando era ainda mais novo pensava que sozinho conseguia mudar o mundo! Com o tempo apercebi-me que isso não é possível. Mas concluí que se formos mais podemos contribuir para essa mudança. Por isso dada a dimensão e a ambição, este desafio, não poderia ser assumido apenas por mim. 
Tenho comigo uma equipa competente, dedicada e rigorosa, que está preparada para a missão que tenho a certeza que vocês nos confiarão. Temos todos manifestado total disponibilidade para servir o concelho de Ovar, abdicando de parte da nossa vida pessoal, familiar e social em prol deste projeto. PORQUE TODOS NÓS QUEREMOS MAIS!
Para isso, contamos também com os nossos candidatos às Juntas de Freguesia. 
Assim, chamo a este palco o Jorge Maia (UFO), o Carlos Alexandre (Esmoriz), o Manuel Gonçalves (Válega) e o Jorge Marques (Maceda). Eles são um garante de competência, de respeito pela causa pública, pela cidadania e pela implementação de políticas de proximidade.
Com o vosso aplauso, quero chamar também a este palco aquela que será a equipa que me acompanhará na Câmara Municipal de Ovar: João Balreira, Ana Cristina Picado, Aurélio Gomes, Ana Jesus, Isabel Marrafa, Vasco Costa, Leonor Rodrigues e João Paz. Tenho plena confiança nesta equipa!
Mas nada disto era possível sem a amizade e o empenho de uma pessoa por quem tenho elevada estima e consideração. Alguém que está sempre presente na defesa intransigente dos interesses do nosso concelho, que, aconteça o que acontecer, nunca deixará de lutar pela nossa população, a pessoa que será o garante do respeito pela democracia no concelho, o próximo Presidente da Assembleia Municipal de Ovar, Fernando Camelo de Almeida!
Quero, também, contar com a presença, aqui no palco, do nosso mandatário concelhio, Raúl Almeida, a quem garanto honrar tudo o que de bom deu ao nosso concelho.
Prometo trabalho, dedicação, determinação e confiança. A decisão será vossa, o futuro do nosso concelho está nas vossas mãos. Cada vez mais, o eleitorado acredita, confia e vota nas pessoas, não pelo partido, mas sim pelo carácter do candidato. O que peço é que olhem para todos os candidatos de forma global e sintam qual vos transmite mais empatia, mais dinamismo, mais capacidade operacional e mais confiança! Porque quem faz a política são as pessoas, somos nós todos!
Termino, deixando uma última mensagem. Dirijo-me ao candidato Filipe Gonçalves, para que ele nunca perca os seus valores humanos e familiares, para que nunca perca a sua postura séria, credível e transparente, para que nunca coloque em causa a sua competência e, acima de tudo, para que nunca, em circunstância alguma, perca a sua humildade!

Contem comigo, contem connosco, nós contamos com todos vocês!
Nós queremos muito mais!
Viva o município de Ovar!
Viva Portugal!



Filipe Marques Gonçalves discursa enquanto cabeça-de-lista do CDS-PP Ovar

Nenhum comentário:

Postar um comentário