segunda-feira, 3 de abril de 2017

Encontro de Inserção Profissional abre esperanças para o futuro (Reportagem - Jornal A Voz de Esmoriz)

No passado dia 10 de Março, realizou-se no auditório da Junta de Freguesia de Esmoriz o I Encontro de Inserção Profissional de Esmoriz, evento que suscitou a adesão de mais de 100 espectadores. A organização desta iniciativa pertenceu ao GIPE – Gabinete de Inserção Profissional de Esmoriz. 
Na abertura do encontro, Domingos Silva, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Ovar, vincou que o número de desempregados tem vindo a diminuir no concelho, reportando-se a estatísticas datadas do final de 2016. O autarca sublinhou ainda o papel do GIPE no apoio à entrada dos candidatos no mercado de trabalho, dotando-os assim das ferramentas necessárias.
O primeiro palestrante seria António Marques, Vice-Director do IEFP de Aveiro, que sob o tema “Empregabilidade e Aquisição de Competências – Perspectiva do Mercado de Trabalho Actual”, confirmou a ideia de que a taxa de desemprego não só tem diminuído a nível concelhio, como também nos panoramas nacional e mundial. Por outro lado, recorreu ainda à projecção da página oficial do IEFP na internet, dando instruções preciosas quanto à sua devida utilização. Por exemplo, demonstrou como é possível um candidato consultar ofertas de emprego ou cursos de formação profissional. Também exibiu o site da ANQEP, portal que visa a qualificação profissional dos portugueses. Após estas instruções, e apesar de reconhecer as dificuldades actuais em termos de empregabilidade, ressalvou ainda que a reestruturação dos tecidos empresariais e das mentalidades poderão gerar frutos nos próximos tempos, além de mencionar a existência de um conjunto de apoios públicos destinados a favorecer a contratação de desempregados. Por isso mesmo, apelou às pessoas desempregadas para que não desistam e continuem a acreditar que o futuro lhes poderá trazer a oportunidade profissional que tanto anseiam. Aconselhou-as inclusive a aprimorar as suas competências e a melhorar a sua procura activa de emprego.
Seguiu-se posteriormente a intervenção de Daniela Campos, Coordenadora do GIPE, que incidiu em concreto sob a “Relevância e Actuação do GIPE”. De acordo com as suas palavras, o GIPE nasceu para prestar apoio a jovens e adultos desempregados, complementar a actividade do serviço público de emprego, promover o acesso às oportunidades educativas e formativas, partilhar informação sobre ofertas de emprego disponíveis e estimular comportamentos empreendedores. A sua área de acção restringe-se às freguesias de Esmoriz, Cortegaça e Maceda. Daniela Campos apelou também à auto-estima dos cidadãos, tendo encerrado a sua palestra com o lema “só acreditando nas pessoas é que estas podem dar o melhor de si”.
Por seu turno, Paula Alves, Chefe da Unidade de Desenvolvimento Económico e de Empreendedorismo da Câmara Municipal de Ovar, abordou as nuances do que é “Ser Empreendedor”. No seu entender, os empreendedores são criativos e perspicazes, têm opinião própria e um elevado pensamento crítico, gostam de assumir riscos, aceitam o insucesso como uma oportunidade para melhorar, possuem uma forte auto-motivação, são optimistas por natureza, demonstram flexibilidade, têm capacidade de vender a sua ideia e sabem ser persistentes. Paula Alves defende ainda que o ser empreendedor está mais relacionado com as competências do que com qualquer herança genética. Além disso, a especialista advertiu que nem sempre uma boa ideia resulta num bom negócio, visto que há várias condicionantes a serem analisadas com rigor. Ainda assim, frisou que o empreendedorismo é a força motriz da Economia Nacional, tendo nascido, durante o ano de 2016, cerca de 2,2 empresas por cada uma que se encerrou no nosso país. 
A segunda parte do evento começou com a intervenção de Jacinto Oliveira (filho), representante da empresa Jacinto Marques Oliveira Scurs. Lda que, ao abordar a “Sinergia de Valores entre Empresa e Colaborador”, traçou as características gerais da sua empresa dedicada então à produção de veículos de combate a incêndio, estruturas metálicas e casas pré-fabricadas. Este orador valorizou o espírito colectivo presente na empresa, a motivação dos próprios funcionários (considerada imprescindível para uma melhor produtividade destes) e a necessidade do serviço pós-venda de forma a aferir o grau de satisfação dos seus clientes. Jacinto referiu que o futuro da empresa passará pela internacionalização (isto é, pela criação de novas unidades no estrangeiro), pela optimização produtiva e pela aposta na inovação. A empresa lucra, em média, por ano, cerca de 15 milhões de euros, contudo os ganhos costumam ser, em boa parte, reinvestidos para melhorar as condições de trabalho e a qualidade da produção.
Jacinta Valente, responsável pelo Centro Comunitário de Esmoriz, discursou sobre a “Valorização do Potencial Humano”, defendendo que as pessoas são o principal factor de riqueza das organizações, visto que o seu talento é caminho certo para a inovação. Citando o caso concreto de Steve Jobs, sugeriu às pessoas para que nunca desistam dos seus próprios sonhos.
O último orador seria Zézé Almeida que sob o tema “Eu Marketulogia” incitou as pessoas a deixarem a sua própria marca e a pugnar pela sua originalidade. Alertou os candidatos a emprego para terem cuidado com o seu e-mail (a sua denominação pode não ser a mais recomendada), com a sua página de Facebook (no caso de publicações mais polémicas ou ousadas) e com o seu próprio currículo (por exemplo: evitar erros ortográficos e procurar elaborar outras tipologias de currículos além do já batido “Europass”). Aconselhou os cidadãos a efectuarem propostas de valor às empresas a que se candidatam. Além disso, sugeriu que muitos deveriam divulgar os seus trabalhos através de plataformas como o Linkedin, a ferramenta Blogger e o Google +. 
Por fim, António Bebiano, Presidente da Junta de Freguesia de Esmoriz, encerrou o encontro, felicitando o GIPE pela iniciativa bem-sucedida e defendeu que o actual executivo se tem preocupado particularmente em chegar mais perto das pessoas, de forma a compreender os seus problemas e proceder às respectivas orientações. 
































Reportagem transcrita a partir do Jornal A Voz de Esmoriz
Edição de Março de 2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário