sexta-feira, 31 de março de 2017

Rio Cáster flagelado por um atentado ambiental





Imagem nº 1 - O Rio Cáster exalava hoje um cheiro nauseabundo no centro da Cidade de Ovar, tornando impossível a presença no Parque Urbano.
Foto de Ângela Castro



Infelizmente, estas situações são bastante recorrentes no nosso país. Em pleno século XXI e depois de até o Macaco Gervásio nos ter ensinado na televisão a fazer a separação do lixo, a verdade é que ainda existem empresários ou industriais que não sabem o que isso é, e continuam a mandar os detritos dispensáveis, sem recorrer aos mecanismos modernos de saneamento, para os cursos de água mais próximos.
O Rio Cáster foi hoje a "vítima" de um crime que ali já não se sucedia há muito tempo, mas a ribeira de Rio Maior, conotada com a Barrinha de Esmoriz, continua a ser conspurcada quase diariamente e isto já é uma situação que se arrasta há muito tempo. 
Passividade política, sem dúvida, mas também existe claramente uma falta de zelo por parte das autoridades ambientais que, muitas vezes, não agem neste tipo de situações. Mas a lei é para ser aplicada, e espero que, desta vez, se identifiquem os poluentes e que se apliquem as pesadas coimas previstas no nosso código penal.
A natureza é só o nosso mais bem-precioso. Sem ela, não conseguiremos viver.
Quantas vezes será necessário o Macaco Gervásio vir para a televisão ensinar os humanos sobre os comportamentos ambientais a ter em conta?

Nenhum comentário:

Postar um comentário