segunda-feira, 20 de março de 2017

Esmoriz Ginásio Clube enfrentará a concorrência forte do Vitória de Guimarães na luta pelo título de campeão nacional

Leu bem. Os regulamentos mudaram. As primeiras quatro equipas (Benfica, SC Espinho, Fonte Bastardo e Castelo da Maia) irão disputar o título de campeão de elite, enquanto que os clubes que ficaram entre a 5ª e a 8ª posição irão disputar o estatuto de campeão nacional - o qual premiará a fase intermédia. Neste grupo, estarão o Vitória de Guimarães (5º classificado), o Esmoriz Ginásio Clube (6º lugar), a Académica de São Mamede (7º lugar) e o Sporting Clube das Caldas (8º posto). Por seu turno, os último quatro classificados da fase regular (Vólei Clube Viana, Leixões, Académica de Espinho e Clube Atlântico de Madalena) irão participar no fatídico playoff de fuga à despromoção.
Por um lado, achamos que o estatuto de "campeão nacional" é manifestamente descabido porque não faz sentido distinguir uma fase intermédia com tal desígnio. O futuro 5º classificado jamais será efectivamente um campeão nacional. No entanto, achamos bem que essa fase intermédia seja premiada com um título legítimo (ainda que de nível secundário) de forma a motivar as equipas participantes, e até para que os clubes, com menores orçamentos, possam enriquecer o seu palmarés, dado o fosso actual que existe para as super-equipas como o Benfica, o SC Espinho e o Fonte Bastardo. Todavia, a designação da prova deveria ser outra - por exemplo - "Campeão de Primavera", "Campeão de Honra" (ou Taça de Honra) ou até "Campeão mais o nome do patrocinador oficial". Eram pois designações mais sensatas para tal título. 
No entanto, nós não decidimos nada. Apenas manifestamos a nossa humilde opinião. Oxalá que o Esmoriz Ginásio Clube consiga vencer este playoff, embora tenha que superar a concorrência de outras três equipas, onde o destaque natural vai para o Vitória de Guimarães, a única turma que logrou ficar à frente da equipa barrinhota na fase regular. No entanto, é um objectivo acessível e realista - vencer este grupo e conquistar mais um feito importante para a história do clube.
Recorde-se que o Esmoriz Ginásio Clube terminou a fase regular numa promissora 6ª posição com 32 pontos (11 vitórias e 11 derrotas).




Resultado de imagem para esmoriz ginasio clube guimaraes

Imagem nº 1 - Vitória de Guimarães e Esmoriz Ginásio Clube principais candidatos à vitória do playoff de campeão nacional (fase intermédia)
Foto - EGC





Tabela nº 1 - A classificação ao fim de 22 jornadas.
Federação Portuguesa de Voleibol
Clicar em cima para visualizar melhor


Nota-adicional - Como é que o playoff de campeão nacional irá funcionar? O Vitória de Guimarães, quinto classificado, receberá o Sporting Clube de Caldas que ficou no oitavo posto. O Esmoriz Ginásio Clube, sexto classificado, receberá a Académica de São Mamede, sétimo classificado. Os melhores classificados têm a vantagem de jogar a negra em casa, à melhor de 5 jogos. As equipas vencedoras desta primeira eliminatória do playoff irão disputar posteriormente o quinto lugar. Se o Vitória de Guimarães e o Esmoriz Ginásio Clube confirmarem o seu favoritismo, então teremos uma grande eliminatória entre estas duas equipas. De acordo com o ex-atleta conceituado Filipe Cruz que brilhou ao serviço daqueles dois clubes, ainda haverá a possibilidade do vencedor desta eliminatória defrontar o terceiro classificado do playoff de elite. Ou seja, só mesmo vendo o formato na prática é que perceberemos melhor a materialização das suas etapas. De qualquer das formas, o Esmoriz Ginásio Clube dispõe de argumentos credíveis e realistas para lutar por aquele título.

Nenhum comentário:

Postar um comentário