domingo, 26 de fevereiro de 2017

Parque do Buçaquinho: um paraíso natural em Ovar (Revista Evasões)


O Parque Ambiental do Buçaquinho, entre Esmoriz e Cortegaça, tem seis lagoas, jardim de plantas aromáticas, parque infantil, 24 hectares de verde. Um exemplo de sustentabilidade reconhecido com um prémio dos Green Project Awards 2016 na categoria de «Cidades Sustentáveis».


Motivos para visitar não faltam, coisas para fazer também não. Andar a pé ou de bicicleta pelos trilhos de madeira. Brincar nos escorregas e baloiços do parque infantil. Estender uma manta ou toalha na relva para apanhar sol, conversar, ler, descansar. Correr e praticar exercício num piso com algumas ondulações e árvores altas. Ver patos e rãs em lagoas. Sentar-se numa simpática esplanada, aconchegar o estômago, ou aproveitar o calor de uma salamandra instalada numa cafetaria com vista privilegiada.
Sentir diferentes cheiros de ervas aromáticas. E há para vários gostos: alecrim, tomilho, alfazema, anis, cravo do mar, malva, flor de tabaco, manjerona, balsamita. O Parque Ambiental do Buçaquinho, na Rua do Buçaquinho, com um pé em Esmoriz e outro em Cortegaça é, além disso, rico em bicharada que despreocupadamente vive no seu habitat. Por isso, nem sempre é fácil pôr a vista em cima dos animais. Raposas, patos, relas, rãs, gaios, pica-paus malhados de plumagem branca e preta, ginetas que parecem gatos domésticos de corpo alongado e esbelto, tritões de corpo verde e manchas negras, são alguns dos exemplares que ali moram.
Este parque de imenso e intenso verde é um belo exemplo de sustentabilidade ambiental. Um espaço onde funcionou durante 12 anos uma Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) transformou-se numa extensa área verde com seis lagoas de águas depuradas e um pinhal com árvores e sombras generosas. Esta reconversão valeu-lhe recentemente a atribuição do prémio dos Green Project Awards 2016 na categoria de «Cidades Sustentáveis». Um prémio que não lhe cai no regaço por acaso. Os recursos naturais saltam à vista, as plantas florescem sem amarras, e a fauna que ali mora enriquece o passeio.
Não há relógios neste parque que tem ao dispor uma torre de observação e mais dois observatórios, um a norte, outro a sul. E ainda painéis que aproveitam a força do vento e os raios de sol em 24 hectares prontos a explorarem. É um espaço para as quatro estações, para todas as ocasiões. Apenas um aviso: animais domésticos não entram. Mas, ali à volta, há tanto ou mais espaço para deixar a bicharada de casa completamente à vontade.


1. Centro de Educação Ambiental

Com tanta fauna e flora, o Centro de Educação Ambiental do Buçaquinho não tem mãos a medir para explicar aos mais pequenos das escolas de Ovar, e de concelhos vizinhos, o que acontece por ali. Os adultos não ficam de fora deste centro que disponibiliza e dinamiza um programa de educação recheado com atividades para variados públicos, inspiradas em temas ambientais do município vareiro. Informações: 800204679 (Divisão do Ambiente da Câmara de Ovar)


2. Cafetaria com sandes de alecrim

Pedro, Hugo e Edgar são os irmãos Maia que dão vida à cafetaria do parque. Definiram um conceito para uma oferta diferenciada. Não vendem pastilhas elásticas, nem doces com cremes, nem batatas fritas. O menu é outro. Tem saladas e sandes de salsa, alecrim, cebolinho, manjericão. Tem tostas de estragão e sopa de legumes. Tem caladinhos e queques de chocolate caseiros e regueifa doce feita em forno de lenha, vinho a copo, cerveja artesanal, sangria. Tudo numa cafetaria com salamandra dentro de portas e uma esplanada com vista privilegiada para o parque. Encerra à segunda-feira.


3. Bicicletas à disposição

O parque tem bicicletas gratuitas. Basta deixar um documento de identificação e partir à descoberta do imenso verde ou então sair do perímetro e aproveitar a proximidade do mar e da ecopista do Atlântico, que passa por ali, e que liga as praias de Esmoriz e do Furadouro ao longo de 10 quilómetros de extensão, através da estrada florestal.





Texto de Sara Dias Oliveira e Fotografia de Pedro Granadeiro/Global Notícias
Revista Evasões



Nota adicional - A revista Evasões pertence ao grupo Global Media Group. A sua principal função passa por divulgar os melhores recantos e tesouros do nosso país. É ainda disponibilizada informação relativa a viagens, roteiros, hotéis, gastronomia, vinhos, turismo, cultura e televisão. Hoje reproduzimos, na íntegra, um artigo da autoria de Sara Dias Oliveira (com fotos de Pedro Granadeiro) que retrata os encantos do Parque Ambiental do Buçaquinho (Esmoriz-Cortegaça).

Nenhum comentário:

Postar um comentário