quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Esmoriz terá crescido em número de habitantes

De acordo com o INE (Instituto Nacional de Estatística), Esmoriz teria 11448 habitantes em 2011, enquanto a cidade ou freguesia de Ovar (sem contar com S. Vicente Pereira, Arada e São João) contaria com 17855 habitantes. Desde então, não foi conhecida mais alguma contabilização efectuada por aquela entidade a nível nacional.
No entanto, ninguém duvida do crescimento demográfico da cidade de Esmoriz durante os últimos seis anos. Hoje a cidade tem mais movimento, e alguns cidadãos mais anciãos acreditam que Esmoriz poderá já ter 15 mil habitantes, número que poderá ascender aos 20 mil habitantes no Verão, tendo em conta a expressiva afluência populacional na época balnear (regresso dos emigrantes e presença de turistas estrangeiros). Claro que estes números carecem de confirmação oficial por parte dos especialistas, mas já ninguém tem dúvidas - Esmoriz está a crescer e a revelar uma dinâmica que já não se vislumbrava há várias décadas.
A diferença demográfica entre Esmoriz e a antiga freguesia de Ovar (não confundir com a União de Freguesias que agrega quatro localidades) pode já não ser assim tão significativa. Em 2011, a diferença andava em torno dos seis mil habitantes. Dois anos antes, em 2009, e precedendo a fusão de freguesias em 2013, votaram em Ovar 8461 habitantes enquanto que, em Esmoriz, tinham exercido tal direito 5615 eleitores, uma diferença a rondar os 2800 cidadãos. No entanto, desconhecemos qual a realidade oficial e exacta em 2017, embora estejamos ansiosos por conhecê-la. Esmoriz pode ter encurtado o fosso demográfico face à capital do concelho.
A reabilitação (embora parcial) da Barrinha de Esmoriz e a requalificação do Esmoriztur poderão voltar a colocar a cidade na senda do turismo ambiental e da produção cultural a nível nacional.
As colectividades aumentaram e têm demonstrado muita actividade, e claro, o número de artistas também cresceu na cidade. Verifica-se uma crescente pujança comercial e industrial na terra, algo que não será por acaso.
Esmoriz pode, e acreditamos todos nós, que irá continuar a evoluir. 
É esse o nosso destino!



Resultado de imagem para cidade esmoriz

Imagem nº 1 - A cidade de Esmoriz poderá já ter cerca de 15 mil habitantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário