quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Entrevistas com Memória II - Susana Cruz abre o livro


À conversa com Susana Cruz
(Entrevista realizada por Victor Lima em Janeiro)


Mais uma esmorizense lançada no mundo da escrita poética. Natural de Esmoriz - onde vive -, signo Aquário, adora o mar e o Sol. Enfermeira de profissão, Susana Cruz é a mais recente escritora ovarense. A escrever poemas desde os seus 15 anos e incentivada pelo seu professor de português Dr. Manuel Monteiro, que os adorava ler, decidiu editar o seu primeiro livro com a compilação desses mesmos poemas, intitulado O Sol e a Serpente, uma edição da Chiado Editora. O lançamento do livro decorreu na cidade do Porto, no passado dia 11 de Dezembro de 2016.
Fomos falar com ela para nos revelar ideias e percepções desta sua obra poética e para nos dar a conhecer das suas motivações e influências para este desafio.



VL - Como surgiu a ideia de lançar este livro?

SC - Desde os meus 15 anos que escrevo Poesia. Um dia mostrei os meus poemas ao meu professor de Português, Dr. Manuel Monteiro, que os adorou e deu-me o grande conselho de nunca os destruir. Para os guardar sempre. E foi isso que fiz. No ano passado, decidi enviar para a Chiado Editora alguns dos referidos poemas. E, para minha grande alegria, gostaram muito e decidiram publicá-lo.


VL - Como descreverias a tua poesia?

SC- Sinceramente, não a descrevo. Não lhe posso incutir um “carimbo.” Se sou livre no que penso e no que escrevo, a minha Poesia, assim também o é!



VL-  Este livro é o espelho da tua vida?

SC- Este livro é condimentado de poemas que foram escritos dos 15 aos 21. Não é o espelho da minha vida. Mas um reflexo de quem sou ou de quem fui, do que senti, do que vivi, do que não vivi…são poemas…é Poesia.


VL - Sempre foste uma leitora assídua de livros. Que autores e obras gostaste mais de ler?

SC- Fernando Pessoa; Jim Morrison; Luís de Camões; Bocage; Saramago. Pablo Neruda; Laura Esquível; Agatha Christie… tantos que ocupava a folha inteira do jornal.


VL -  Tiveste o apoio de quem no lançamento desta obra?

SC- O meu próprio apoio, o da minha filha e da Editora.


VL - Quais são as pessoas mais importantes na tua vida?

SC- Todas as pessoas são importantes na minha vida. Mas se tivesse de eleger as mais importantes, diria eu e a minha filha.


VL - Podes-nos dizer quais foras as tuas principais inspirações para este livro?

SC - Fernando Pessoa e Jim Morrison


VL -  De que nos fala o livro e para quem é dirigido?

SC - O livro “ O Sol e a Serpente” fala da constante Valsa entre o Sol e a Serpente, na minha, na tua mente. A Valsa do Sol e da Serpente tem início no nosso nascimento. O Sol, o nosso Coração. O nosso interior, as nossas vontades mais genuínas, que crescem dia após dia. Se o seguirmos, seremos verdadeiramente felizes! Criação. Amor. Liberdade. A Serpente, a nossa mente. Que nos distrai, ilude, mente, para não nos tornarmos em quem realmente somos. Engana, controla e manipula. Medo. Descredibilidade. Destruição.  O Sol e a Serpente, Valsa na minha mente, em forma de poesia, retrata essa dualidade, mente, coração. É uma viagem que tem início na adolescência, quando tudo começa a ser questionado, até à idade adulta. Uma viagem de valsas e poemas de Amor, Amizade, Existência, Vontades, Liberdade, Vida, Morte, Família, Casa, Amigos. Cada poema, uma valsa. Cada valsa, uma história.


VL - Foi fácil conciliar a tua vida profissional com a escrita?

SC - Bastante fácil. Quando queremos muito algo, arranjamos tempo para tudo.


VL -  Que expectativas tens em relação ao sucesso deste livro?

SC - Muito boas expectativas. Aliás, já está a fazer bastante sucesso. Tem uma boa Poesia e quem o lê acaba por se identificar em muitos poemas.


VL -  Vais continuar a escrever e equacionas lançar mais livros?

SC - Mas é claro que sim. Este foi só o primeiro de muitos!


VL - És uma pessoa feliz. Para ti, o que é ser feliz?

SC - Ser Feliz é ocuparmos o lugar que sempre quisemos. E ser grato. Sempre grato.


VL -  Qual é o teu lema de vida?

SC - Tenho vários. Mas posso deixar este aqui: “Duas estradas se divergiam na floresta e eu, eu tomei o caminho menos percorrido, e isso fez toda a diferença” (Dead Poets Society).




Imagem nº 1 - Susana (ou Suzana) Cruz apresentou o seu novo livro poético "O Sol e a Serpente" no dia 11 de Dezembro de 2016, na cidade do Porto. O livro foi editado pela Chiado.



Nota-Extra - Victor Lima (VL), ex-locutor da Rádio Voz de Esmoriz, conduziu esta entrevista, tendo partilhado a mesma com o nosso blogue. Agradecemos este registo porque não é todos os dias que vemos alguém da nossa terra a lançar uma obra.

Um comentário: