quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Esmoriztur deve mesmo avançar em 2017

No decurso das últimas semanas, têm-se intensificado os rumores de que o Esmoriztur (antiga sala de espectáculos) deverá ser mesmo reabilitado no decurso do próximo ano. Essa parece ser igualmente a vontade do executivo municipal liderado por Salvador Malheiro. O edil já prometeu, mais do que uma vez, em público que tal irá mesmo acontecer. Sabemos também que esse optimismo já é igualmente partilhado por membros afectos à Junta de Freguesia de Esmoriz. Nos últimos tempos, o tema tem sido frequentemente citado nos eventos culturais (realizados noutros auditórios), nos centros de decisão e até mesmo nos cafés da cidade. A vontade popular é unânime - o antigo Esmoriztur deixou muitas saudades e memórias, e por isso, a sua requalificação será muito bem vinda.
De acordo com fontes não-oficiais (que asseguram a existência de um projecto prévio), o edifício em questão deverá ser reconfigurado e modernizado, mas continuará a albergar uma lotação muito ampla. O espaço poderá mesmo ter mais lugares que o Centro de Arte de Ovar, o que acrescentaria mais brilhantismo à iniciativa que poderá ser a grande prenda reservada para os esmorizenses em 2017.
No entanto, ainda está em estudo a utilidade que se pretende oferecer a este espaço cultural - por outras palavras, qual será o programa de espectáculos que será delineado ao longo de cada ano? Qual será a natureza da cultura aí produzida? Por outras palavras, teremos mais filmes para visualizar, ou teremos mais espectáculos de música, fado, teatro? Haverá exposições? Como será gerida a participação das colectividades locais e quem assumirá a intermediação para que estas acordem a utilização do espaço em determinadas datas? Fará sentido proceder à criação de sócios que, através de quotas, possam ter acesso a descontos e outras vantagens na entrada para os eventos? É possível tentar assegurar a auto-suficiência económica do edifício? Como?
A Câmara Municipal de Ovar estuda todas estas questões, procurando dotar o Esmoriztur, caso a reabilitação avance, de um modelo com resultados duradouros. 
E esse será um objectivo muito importante - porque não basta recuperar o edifício, é preciso saber potenciá-lo através de uma gestão realista e estável. São estas as duas metas que o executivo planeia alcançar.
Caso se confirmem as futuras intervenções, Esmoriz poderá finalmente recuperar o seu principal pólo cultural. Ganha a cultura, ganha a educação, ganha Esmoriz!



Resultado de imagem para esmoriztur

Imagem nº 1 - Intensificam-se os rumores e as indicações de que o Esmoriztur deverá ser reabilitado em 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário