segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Renascer proporcionou uma noite mágica

Na noite do passado sábado, teve lugar a cerimónia de abertura do XVII Festival de Teatro de Esmoriz, organizado pelo Grupo de Teatro Renascer no auditório do antigo quartel dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz (rua dos Castanheiros). Mais de duzentas pessoas estiveram presentes e testemunharam novamente o contributo valioso desta colectividade, fundada em 1992, para a formação cultural da comunidade em que se insere. 
Na estreia de mais um festival, o Grupo de Teatro Renascer apresentou uma peça comediante intitulada "As minhas sogras" que havia sido encenada por João Gomes. A representação assumia uma faceta ousada, picante e imprevisível, motivando inúmeras gargalhadas no extenso público presente. Em termos de conteúdo, a comédia desenrolava-se em torno de um casal que vivia num apartamento, sendo que o marido (o professor Benvindo; personagem interpretada pelo actor Américo Gomes) teve de aturar três ou quatro sogras (número derivado de diversos relacionamentos malogrados) que revelavam preferências sinistras (sobretudo ao nível da atracção sexual), além de promoverem facilmente a intriga, a confusão e a discórdia. Por seu turno, Maria Flor, esposa do professor Benvindo (papel interpretado por Ana Ribas), teve que aturar a mãe deste, fazendo com que a peça envolvesse ao todo cinco sogras! O Renascer assumiu o risco de estrear três "novas" actrizes no elenco seleccionado para esta peça (receberiam posteriormente o tradicional baptismo), mas tudo correria pelo melhor, visto que não se notou ausência de qualidade, mas sim muita irreverência e um espírito bem aberto e arrojado das personagens que interpretaram os papéis que então lhes foram incumbidos. 
Seguiu-se posteriormente um intervalo de quinze minutos.
Na segunda parte do evento, continuaram as surpresas. O prodigioso animador esmorizense Rui Paixão (que conta já no seu currículo com uma passagem bem-sucedida pelo célebre Cirque du Soleil) deliciou o público com a sua brilhante vocação na arte da mímica, tendo representado com originalidade, graça e imaginação o tema musical dos Azeitonas - "Anda ver comigo os aviões". Foi brindado com inúmeros aplausos por parte da plateia.
Seguiu-se posteriormente a cerimónia solene, onde o destaque central iria para a presença de Vítor Norte, actor reputado (vencedor de três globos de ouro e com participação em vários filmes, séries e novelas) que foi bastante solicitado e acarinhado pelo público em geral. Numa curta intervenção, Vítor felicitou o Grupo de Teatro Renascer pela peça apresentada e pela sua dedicação à causa cultural, assumindo que, pela sua parte, viveria todos os dias em palco, visto que tem uma grande paixão pela arte da representação. 
Por seu turno, João Gomes, Presidente do Grupo de Teatro Renascer, agradeceu o apoio dos patrocinadores e a forte presença do público, e recordou que os 24 anos de existência da colectividade são fruto do afinco, da persistência e da vontade de fazer teatro. 
Na cerimónia solene, estiveram igualmente presentes Salvador Malheiro (Presidente da CM de Ovar), António Bebiano (Presidente da JF de Esmoriz), Fátima Ramalho (Presidente da Assembleia de Freguesia de Esmoriz), Tânia Falcão (Vice-Presidente da Federação Portuguesa de Teatro), Alcides Alves (Presidente da Assembleia do Grupo de Teatro Renascer), Fernando Rodrigues (representante da entidade teatral "Contacto" de Ovar) e Rui Paixão (animador esmorizense). Destacamos aqui em particular a promessa ou intenção municipal de que o Esmoriztur deverá ser intervencionado no próximo ano de 2017.
Todavia, a sessão solene seria marcada por um momento inesperado que quebraria o protocolo - o espectador (e antigo membro do então extinto Grupo Cénico dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz; hoje um emigrante português a viver na África do Sul) César dos Santos pediu licença para subir ao palco para recordar o legado de Saúl de Oliveira, presenteando o público com uma representação peculiar antiga que visava reavivar algumas das tradições da cidade de Esmoriz, momento que mereceu toda uma torrente de saudações.
O Grupo de Teatro Renascer efectuou um balanço extremamente positivo, e espera que a adesão do público se venha a manifestar com evidência ao longo do festival que agora se inicia. Vários grupos do Norte a Sul do país estarão presentes em Esmoriz durante os fins de semana de Outubro e Novembro.




Imagem nº 1 - O professor Benvindo foi assolado pelo azar de aturar tantas sogras no seu apartamento.
Foto da minha autoria




Imagem nº 2 - A intriga e a confusão estiveram presentes na peça comediante encenada por João Gomes.
Foto da minha autoria




Imagem nº 3 - A sessão solene ficou marcada pela presença de Vítor Norte (padrinho do Festival) e de outras individualidades.
Foto da minha autoria




Imagem nº 4 - Rui Paixão fez uma pequena demonstração que fez render os esmorizenses ao seu talento. O animador confessou ainda que foi no antigo Esmoriztur que tudo começara, quando visionara uma peça do Renascer que o tinha marcado, além de tal efeméride ter acontecido no dia do seu próprio aniversário.
Foto da autoria de Carlos Alves




Imagem nº 5 - O emigrante César dos Santos também subiu ao palco para demonstrar surpreendentemente os seus antigos dotes de representação.
Foto da autoria de Carlos Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário