domingo, 2 de outubro de 2016

Projectos que irão a votos no Orçamento Participativo 2016/17

Já são conhecidos os 15 projectos que serão sufragados no âmbito do Orçamento Participativo do concelho de Ovar para a temporada de 2016/2017. Até 31 de Outubro, todos os cidadãos recenseados no município poderão proceder à votação no site op.cm-ovar.pt, sendo obrigatório votar em pelo menos três projectos. Também os votos poderão ser formalizados em formato de papel nas respectivas juntas de freguesia. Dentro deste contexto, os projectos vencedores serão brindados com uma comparticipação de 50% (leia-se até 50 mil euros) de um orçamento que não pode ultrapassar a fasquia dos 100 mil euros.
Apresentamos em seguida os 15 potenciais empreendimentos que se encontram já em votação:

  1. Rotas do Património Histórico do Concelho de Ovar. Criação de rotas turísticas no Concelho de Ovar, criando percursos pedestres e outros (por exemplo BTT) devidamente sinalizados e criar meios de divulgação para atrair turistas ao nosso Concelho, promovendo a divulgação do Património Histórico do Concelho.
  2. Instalação de parque infantil na freguesia de Esmoriz. Instalação na freguesia de Esmoriz (perto da Praça dos Combatentes) de um Parque Infantil.
  3. Centro de Trail Running e BTT de Ovar (próximo do Parque Ambiental do Buçaquinho). Criação de uma infraestrutura no Concelho para albergar e acolher todos aqueles que praticam estas duas modalidades, ou seja, atletismo e ciclismo.
  4. Salão de Ténis de Mesa – Local de Encontro e Projeção. Construção de um pavilhão amplo para utilização principal como salão de competição oficial de Ténis de Mesa e local de encontros e reuniões ao serviço do Concelho.
  5. Incentivo à reintrodução da raça marinhoa. Incentivo à reintrodução da raça marinhoa, dinamizando os pequenos agricultores, incentivar a restauração do concelho a adquirir esta carne de elevada qualidade, bem com apoiar financeiramente os nascimentos dos animais fêmea e a aquisição de um animal macho.
  6. EDICO – Espaço de Difusão e Intervenção Cultural de Ovar. Criação de um espaço de oferta cultural à população, para desenvolvimento de atividades como workshops, palestras, oficinas criativas, exposições, cinema, entre outros.
  7. Cortegaça sobre rodas. Aquisição de duas carrinhas de transporte de crianças que ficarão à guarda do Futebol Clube de Cortegaça, servindo todas as coletividades desportivas da freguesia.
  8. Preparar Ovar para Salvar. Dotar espaços desportivos, escolas preparatórias e secundárias de pessoas com formação em suporte básico de vida e aquisição de meios auxiliares de desfibrilhação. (https://www.facebook.com/Preparar-OVAR-para-Salvar-941685282587654/)
  9. PRC – Parque de Recreio Canino. Implementação de dois Parques de Recreio Canino, um em Ovar e outro em Esmoriz. O espaço será devidamente equipado com vários obstáculos e bebedouros apropriados. Trata-se de um espaço onde os animais possam brincar em plena liberdade e total segurança.
  10. Cruzeta Solidária. Criação de loja solidária, onde roupa, calçado, brinquedos e adereços estarão disponíveis para doação, a pessoas económico-financeiramente necessitadas.
  11. Triatlo Municipal. Organizar uma prova de Triatlo composto pelas modalidades de natação, ciclismo e corrida.
  12. Concelho mais Limpo. Dotar as zonas urbanas e parques com coletores de dejetos de animais nas oito freguesias.
  13. Centro Operacional para Eventos Desportivos. Instalação modular de um pavilhão devidamente equipado para apoio logístico da prática desportiva de patinagem em Válega (campo CCRV).
  14. Quanto mais alto melhor. Aquisição de um empilhador térmico a diesel e de uma plataforma elevatória articulada. Estes equipamentos serão colocados à disposição das associações carnavalescas e das coletividades do Concelho.
  15. Aquisição de um Barco Moliceiro para passeio. Aquisição de um barco moliceiro para passeios temáticos na zona da ria de Aveiro. 

Nunca é demais realçar a importância do Orçamento Participativo que se traduz num convite ao exercício da cidadania. Neste ponto em particular, é de elogiar a visão do actual elenco municipal. No entanto, alertamos que é imperioso que os projectos vencedores se concretizem sempre para que a iniciativa continue a ser um sucesso. Olhando para os projectos em votação, não hesito em afirmar que todos eles são pertinentes, úteis e ambiciosos, servindo certo tipo de necessidades comunitárias.É claro que não irei tomar partido por uma questão de isenção, embora tenha já as minhas preferências. Apelo sim à participação em massa dos cidadãos. Acho que temos aqui muitas ideias interessantes para o concelho. 




Poderá votar e consultar mais informações em: http://op.cm-ovar.pt/

Nenhum comentário:

Postar um comentário