domingo, 9 de outubro de 2016

A um ano das eleições em Esmoriz

Se em Ovar, PSD e CDS-PP já apresentaram os respectivos candidatos para as próximas eleições autárquicas, em Esmoriz, a segunda maior cidade do concelho, não se regista qualquer movimentação oficial. 
No entanto, poderemos sempre especular um pouco sobre o que se poderá avizinhar.
Muito dificilmente, o Arquitecto António Bebiano não será candidato a um novo mandato, assumindo inclusive um claro favoritismo tendo em conta o bom trabalho que tem vindo a realizar. A ele (bem como aos restantes membros do executivo) se atribui a criação da Universidade Sénior de Esmoriz, a reabilitação do átrio da Junta de Freguesia de Esmoriz para fins culturais, a dinamização do panorama festivo (nomeadamente, a aposta bem-sucedida no Arraial da Barrinha) e a inauguração de gabinetes de apoio psicológico e de inserção profissional ao nível de emprego. 
No entanto, António Bebiano não irá para estas eleições sozinho. Por exemplo, é necessário saber se a ex-presidente Rosário Relva será novamente candidata. A ex-presidente socialista e agora líder do GIPE (Grupo de Independentes por Esmoriz) foi responsável pela liquidação de várias dívidas, o que favoreceu a estabilidade financeira na junta de freguesia. No entanto, os tempos do seu mandato foram algo conturbados, visto que se registaram desavenças internas. Contudo, Rosário pode ser a única candidata capaz de ainda ter alguma possibilidade de fazer alguma mossa aos sociais-democratas. Em 2013, Rosário perdeu duas eleições para Bebiano: a primeira (as intercalares), sofreu uma derrota por uns míseros quatro votos de diferença; a segunda, foi uma derrota estrondosa com os sociais-democratas a vencerem confortavelmente e com maioria absoluta. Mas em 2017, tudo pode acontecer, embora a sua missão seja aparentemente muito difícil (embora não impossível!).
À esquerda, o Partido Socialista deixou de ser o partido mais votado em Esmoriz (a derradeira vitória verificou-se em 2009) para ficar agora num desonroso terceiro lugar. As votações verificadas em 2013 não espelham, de modo algum, a expressão do eleitorado socialista presente na freguesia. É importante salientar que uma boa parte desse mesmo eleitorado acabou por tomar o partido de Rosário Relva. Efectivamente, o Partido Socialista terá de avançar com uma equipa forte para mudar este cenário e recuperar muito do que perdeu nos derradeiros anos. Um Partido Socialista forte trará certamente mais competitividade, mais debate, mais pressão dialogante o que só se pode traduzir em mais obra. 
O Partido Comunista e o Bloco de Esquerda tentarão alcançar representação na Assembleia de Freguesia. O mesmo se poderá dizer do CDS-PP. 
Tal como disséramos em relação a Ovar, quem partir primeiro para a campanha, terá tudo para recolher os primeiros frutos e ganhar um considerável avanço sobre os seus oponentes. 
E acima de tudo será interessante conhecer o programa, os projectos e as ideias que todas as listas irão esboçar para a nossa terra. 



Resultado de imagem para junta de freguesia de esmoriz

Imagem nº 1 - A menos de um ano das eleições, ainda não se verificam posições oficiais em relação a eventuais listas candidatas. 
Foto retirada de: http://www.jm-madeira.pt/sites/default/files/junta_de_freguesia_de_esmoriz.jpg



PS - O nosso blogue terá todo o prazer em receber os comunicados de todas as entidades políticas de forma a que as suas propostas sejam do conhecimento público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário