sexta-feira, 7 de outubro de 2016

A Direita aposta com força em Ovar mas partirá dividida

As eleições autárquicas de 2017 já mexem em Ovar e os primeiros candidatos conhecidos são mesmo da quadrante política situada mais à direita. 
Salvador Malheiro, presidente da Câmara Municipal de Ovar e figura central do partido no concelho e até no distrito, já anunciou a intenção de se recandidatar pelo PSD. Decerto que tentará ser o líder de um projecto consistente e sólido, contando com algum favoritismo para uma provável reeleição. É plausível que muitas obras prometidas avancem neste último ano de mandato, de forma a reforçar o seu estatuto dentro do eleitorado. A Barrinha de Esmoriz e o Esmoriztur podem ser mesmo os grandes trunfos guardados pelo executivo para 2017. 
No entanto, a última novidade prende-se com a escolha de Filipe Marques Gonçalves para cabeça-de-lista do CDS-PP nas futuras eleições para a Câmara de Ovar. Parece-nos uma boa escolha, dado que revela um excelente saber-estar e uma perspicácia notável em relação aos grandes dossiers que afectam o concelho de Ovar.
É claro que PSD e CDS não serão rivais ao ponto de disputarem entre si o triunfo na eleição. Enquanto os sociais-democratas disputarão possivelmente com os socialistas a vitória nas autárquicas, o CDS-PP procurará voltar a ter representação no executivo ou, pelo menos, na assembleia municipal. Aliás, o aumento recente da população no concelho viabilizará, por conseguinte, o aumento do número de vereadores eleitos, pelo que torna o objectivo dos centristas mais exequível. No entanto, há um "divórcio" ou até mesmo um evidente afastamento entre os dois partidos a nível local, o que torna improvável qualquer coligação ou entendimento mútuo. Houve desavenças inseridas em debates polémicos que deixaram marcas nos grandes protagonistas políticos de ambos os partidos. E não é menos verdade que um CDS-PP mais forte poderá preocupar os sociais-democratas, visto que o eleitorado de direita poderá ficar mais indeciso. 
É igualmente curioso constatar que o CDS-PP, mesmo sem representação municipal, terá sido o partido mais activo ao nível da oposição, durante os últimos tempos. Se serão premiados por isso, não o saberemos, e é certo que ainda nos encontramos numa fase prematura. Mas isto revela espírito de iniciativa, algo que merece ser valorado. 
Todavia, não deixamos de estranhar as ainda tímidas movimentações dos partidos da esquerda. Pedia-se já que avançassem com o nome dos candidatos porque normalmente os primeiros a partirem em campanha, são os que colhem os primeiros frutos. Por exemplo, veja-se o caso recente de António Guterres que foi eleito para Secretário-Geral da ONU. Foi a todas as votações, esteve desde o início até ao fim a recolher apoios! De facto, as candidaturas tardias não costumam dar bom resultado. 
Jogar na antecipação faz a diferença, e no caso de Ovar, os partidos da direita já demonstraram que não querem ser surpreendidos pelo tempo.



Resultado de imagem para câmara municipal de ovar

Imagem nº 1 - PSD e CDS-PP apresentam candidatos credíveis e prometem em breve entrar em campanha. O duelo de ideias poderá ser bastante interessante. 
Foto da autoria de José Morais Sarmento in Olhares Sapo


Nenhum comentário:

Postar um comentário