domingo, 17 de julho de 2016

Extra-Esmoriz XLVIII - Presépio Cavalinho não resistiu a incêndio

Considerado como o maior presépio da Europa, o Presépio da Cavalinho, situado na freguesia de S São Paio de Oleiros (concelho de Santa Maria da Feira) foi fustigado por um terrível incêndio que sacrificou um dos principais ex-libris da nossa região. Ao todo, terão desaparecido mais de 10 000 peças, tornando-se assim numa perda irreparável de todo um património singular que nos remetia para a fantasia da época natalícia.
Manuel Jacinto Azevedo, mentor do projecto nascido em 2004, recorda que no passado Natal de 2015 cerca de 750 000 visitantes terão visitado o espaço em regime de entrada gratuita.
O incêndio deverá ter sido causado pelas altas temperaturas que se registaram na tarde do dia 15 de Julho, situação dramática que ainda poderá ter sido, de certa forma, propiciada pela grande carga térmica existente dentro do pavilhão e pelo conteúdo altamente inflamável dos materiais utilizados nos diversos cenários do presépio. 
De acordo com o Correio da Manhã, o incêndio foi combatido por 83 bombeiros e 24 viaturas das corporações de Espinho, Esmoriz, Ovar, Feira, S. João da Madeira, Fajões e Lourosa.
Lamentamos o desaparecimento deste inolvidável presépio que era um incrível monumento natalício! No entanto, fazemos votos para que o mesmo seja reconstruído no futuro.




Foto - Paulo Jorge Duarte

2 comentários:

  1. Olá
    Como foi possível não prever este sinistro e implementar todas as medidas preventivas para o evitar?
    Perdeu-se, para sempre, algo único...
    Cumprs
    SAugusto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo Augusto. Partilho do seu estado de espírito. Penso que este desfecho poderia ter sido de algum modo evitado, embora não seja nada fácil antever este tipo de situações. São coisas que, por vezes, acontecem. O problema é que, desta vez, perdeu-se um património único, como sublinhaste bem.

      Um abraço

      Excluir