quarta-feira, 1 de junho de 2016

Gás e Electricidade em Portugal são dos mais caros da Europa

Poderia ser mais uma estatística enganadora, mas não é. Os dados que iremos citar foram reportados pelo Eurostat, e não há assim qualquer margem para equívocos. As famílias portuguesas suportam as maiores facturas de gás e electricidade da Zona Euro. Na electricidade, metade dos custos estão relacionados com impostos ou taxas.
Pelo que foi possível apurar, as famílias portuguesas pagam em média 22,9 euros por cada 100 kWh de electricidade. Trata-se do sexto valor mais elevado entre todos os países da Zona Euro, só atrás da Alemanha, Irlanda, Itália, Espanha e Bélgica. Contudo, e de acordo com o Jornal de Negócios, quando alterado o "ranking" para ter em conta a paridade de poder de compra padrão (PPS, na sigla inglesa), constata-se que os portugueses suportam a factura mais elevada com a electricidade que consomem. De acordo com o Eurostat, a electricidade em Portugal custava, nos últimos tempos, 29,3 PPS (unidade monetária artificial que elimina as diferenças de níveis de preços entre os países), seguindo-se em segundo lugar a Alemanha (28,3) e em terceiro a Espanha (26,5).
Por seu turno, o Gás em Portugal tem vindo a custar mais 20% do que na vizinha Espanha. Em média, uma família portuguesa tem vindo a pagar em média  9,8 euros por 100 kWh de gás natural, o valor mais elevado entre todos os países da Zona Euro. Mesmo contemplando todos os países da Europa, só na Suécia o preço é superior (12).
Por outras palavras, meus caros leitores, já não bastava Portugal ser uma das economias mais vulneráveis da Europa como tem ainda de pagar tarifas absolutamente desproporcionais à realidade social crítica da nação. No entanto, ninguém se insurgiu até ao momento contra este facto que tem vindo a afectar as condições económicas de vários núcleos familiares. Por seu turno, a classe política tem-se remetido a um silêncio conivente, não discutindo sequer este tipo de matérias no Parlamento. 
Além disso, algumas empresas de energia têm andado a veicular vídeos promocionais "românticos" e "demagógicos" nos principais canais da nossa televisão, mas pelos vistos, a hipocrisia é algo que lhes assiste. É preciso ter muito descaramento!



Foto retirada do Site Dinheiro Digital - Sapo
Leia-se ainda: http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/energia/detalhe/electricidade_e_gas_em_portugal_sao_os_mais_caros_da_zona_euro.html, (artigo do Jornal de Negócios da autoria de Nuno Carregueiro e André Mendes).

Um comentário: