sábado, 25 de junho de 2016

Esmoriz e Draveil assinalam 25 anos de geminação com novo monumento (notícia actualizada)

No dia 10 de Junho, dia de Portugal e de Camões, foi celebrado o 25º aniversário de geminação entre Esmoriz e Draveil. Desta feita, as iniciativas decorreram naquela localidade francesa, situada nas proximidades de Paris e onde seria inaugurado um monumento na Praça de Esmoriz que é alusivo à mencionada geminação. Além disso, decorreria posteriormente uma sessão solene na qual seria assinado um novo protoc...olo que pretende reforçar as relações já existentes entre as duas cidades.
Esmoriz fez-se representar através de uma delegação que pretendia personificar diversos sectores da comunidade de Esmoriz. Dentro deste contexto, estiveram presentes na comitiva: António Bebiano (Presidente da Junta de Freguesia de Esmoriz), António Sá (Tesoureiro da Junta), Pedro Maia (Secretário da Junta), Fátima Ramalho (Presidente da Assembleia de Freguesia de Esmoriz), Estela Tomé (Diretora do Agrupamento de Escolas de Esmoriz – Ovar Norte), Carla Madureira (Coordenadora da Comissão Social de Freguesia), Virgílio e Aida Vasconcelos (empresários e Padrinhos da Geminação em 1990 e dos seus 25 anos), Alfredo Rodrigues (mentor e figura incontornável da Geminação), e Agostinho Fardilha (Presidente da Comissão de Melhoramentos de Esmoriz). Também esteve presente, Salvador Malheiro, Presidente da Câmara Municipal de Ovar, que aceitou o convite da nossa Junta de Freguesia para fazer parte desta iniciativa, sendo assim a primeira vez que a Câmara Municipal de Ovar decide acompanhar aquela que é a geminação mais antiga do município.
Conforme nos indica a página oficial da Junta de Freguesia de Esmoriz no Facebook, a viagem pautou-se pela renovação do juramento entre as duas terras, pelo estabelecimento de contactos intensos e pelas visitas encetadas a diversos locais, nomeadamente entidades e pessoas que, nas esferas do ambiente, educação, cultura, acção social e associativismo, assumem uma clara importância dentro da comunidade de Draveil. A comitiva de Esmoriz salienta ainda que foi muito bem recebida pela comunidade portuguesa de Draveil (a Associação Luso-Francesa de Draveil proporcionou uma excelente recepção na “Sala de Esmoriz”) bem como pelos representantes políticos daquela urbe.
Por fim, é de realçar o facto desta delegação esmorizense ter estado igualmente presente em Champigny-sur-marne nas celebrações do dia 10 de Junho, dia de Camões e de Portugal, onde acompanhariam, de forma emotiva, o discurso do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
 
 
 
 

 
Foto - Página de Facebook da Cidade de Esmoriz

Nenhum comentário:

Postar um comentário