domingo, 29 de maio de 2016

Avança projecto de Arqueologia Subaquática na Barrinha de Esmoriz?

É uma novidade que não nos surpreende, até porque neste blogue já tínhamos defendido uma acção nesse sentido, logo que as obras avançassem no terreno. Não temos dúvidas de que nas águas escuras da lagoa poderão estar ocultados alguns artefactos históricos ou até segredos que importar certamente preservar para memória futura. Como já salientamos por várias vezes, a Barrinha de Esmoriz albergou um porto medieval no século XIII e ainda uma ponte no século XIX. Além disso, a utilização deste meio natural pelo homem como uma fonte de recursos (pesca e agricultura) é também muito antiga. Por isso, é uma área com elevado potencial arqueológico.
Voltando à questão central deste artigo, é com agrado que noticiamos o facto de estar em curso um processo de recrutamento profissional para um projecto de Arqueologia Subaquática (ou de acompanhamento arqueológico) na Barrinha de Esmoriz, o qual poderá ser complementado tecnologicamente com um eventual recurso a drones (embora não possamos confirmar de todo este último ponto). 
O teor desta mensagem chegou ao nosso conhecimento por via das redes sociais e do nosso correio electrónico, todavia não encontramos ainda qualquer confirmação oficial nos portais de procura de emprego, sinal que, desde já, nos suscitou algumas ressalvas. Todavia, e caso se confirme a veracidade desta intenção, pensamos que a Barrinha de Esmoriz poderá reservar a todos nós cidadãos surpresas do ponto de visto histórico que deverão ser desvendadas em breve.




Foto - Magda Moreira


PS - Não revelamos o nome e o e-mail da entidade envolvida porque não tivemos ainda autorização para tal. Mas caso o projecto avance, conheceremos certamente mais pormenores nos próximos meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário