sexta-feira, 29 de abril de 2016

Junta de Freguesia de Esmoriz e a Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Centro (DRAP) promovem evento sobre a praga nos citrinos

No final de 2015 foi detetada em limoeiros da freguesia de Esmoriz, a psila africana dos citrinos. No inicio de 2016 já foi encontrada também na freguesia de Cortegaça. Nas freguesias que se encontrem dentro da ZONA DEMARCADA devem ser implementadas as medidas fitossanitárias de controlo a esta praga.
Este inseto ataca todos os citrinos levando ao enfraquecimento da planta e à quebra de produção, sendo também vetor de uma bactéria que causa o declínio e morte das plantas, sendo considerada uma das mais graves e destrutivas doenças dos citrinos, que pode vir a inviabilizar totalmente a produção.
Este inseto representa um manifesto risco fitossanitário para a citricultura nacional que, dada distribuição de plantas de citrinos por todo o território, leva à necessidade de se implementar uma estratégia de controlo da praga alargada a todos os proprietários e detentores de plantas de citrinos, no intuito de evitar a sua dispersão generalizada.
No próximo dia 6 de Maio, pelas 14:30, no auditório da Junta de freguesia de Esmoriz, terá lugar uma ação de divulgação sobre esta nova praga, para a qual se convidam todos os proprietários de plantas de citrinos.
A sua presença é importante, não falte.




 



Nenhum comentário:

Postar um comentário