quinta-feira, 3 de março de 2016

SPEA & Toyota - uma parceria que dará que falar nos próximos dois anos

A SPEA (Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves) e a Toyota (empresa patrocinadora do projecto ambientalista) assinaram um protocolo de cooperação no passado dia 29 de Fevereiro, mesmo junto ao passadiço de Paramos que permite o acesso à Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos. O projecto prevê a cooperação entre as duas entidades para os próximos dois anos, no sentido de fomentar acções dinâmicas de voluntariado e sensibilização que visem a protecção da Barrinha de Esmoriz e da Lagoa dos Salgados (esta situada no Algarve). Por outras palavras, será estimulada a participação cívica em prol da conservação destes dois lugares recheados de biodiversidade.
Após a realização da cerimónia solene, os cerca de quarenta participantes dividiram-se em dois grupos, cada um deles liderado respectivamente por Eduardo Ferreira e Milene Matos, biólogos da Unidade de Vida Selvagem da Universidade de Aveiro. Foram ainda distribuídos flyers sobre a avifauna existente em redor da lagoa.
Por fim, houve ainda tempo para uma limpeza simbólica das margens da lagoa. Foram recolhidos ao todo cerca de 15 sacos de lixo (plásticos, metais, papéis, vidros...).
Arménio Moreira, Presidente do Movimento Cívico Pró-Barrinha (associação ambiental que concedeu um apoio incondicional à iniciativa), felicitou os esforços das duas entidades e espera que estas actividades possam trazer mais visibilidade ao maior sistema lagunar do Norte do País.




 Imagem nº 1 - O evento proporcionou ainda um pequeno concurso de fotografia, com as imagens reunidas a serem publicadas mais tarde no sítio electrónico da SPEA, e com o vencedor da melhor foto a ter direito a um "Guia das Aves".
Foto da autoria de Magda Moreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário