domingo, 13 de março de 2016

Poderá este Presidente da República inaugurar um novo ciclo político?

Marcelo Rebelo de Sousa tomou posse como Presidente da República no passado dia 9 de Março. Encarnando o papel de "Papa Francisco (mas) da Política", o novo titular do cargo máximo da nação já quebrou, por algumas vezes, o protocolo, procurando tornar-se acessível e carinhoso para com o povo. Nada disto observávamos no seu antecessor que sempre se privara, rodeando-se de segurança reforçada.
Ao contrário de muitos portugueses que tiveram, nesta última semana, uma "recaída de pena" pela saída de Cavaco Silva, continuo a insistir na ideia de que este foi um dos piores presidentes da República, mesmo que tenha estado dez anos à frente do país com o voto do povo. Nunca irei compreender o seu silêncio em alturas em que o desemprego e a emigração batiam recordes, ao mesmo tempo que inúmeras escolas e unidades hospitalares eram encerradas. O seu silêncio acabou por ser conivente com uma classe política que, embora preservando as suas mordomias, forçou o povo a diversos sacrifícios. Exigia-se um presidente da república mais interventivo e que, acima de tudo, apelasse a uma maior moderação da austeridade e que também não hesitasse em enviar recados à classe política.
Marcelo tem de ser um presidente diferente - tem de preservar o seu perfil de maior abertura e disponibilidade perante o povo - que esteja sempre disposto a ouvi-lo e a defendê-lo, mesmo que tenha de ir contra as suas convicções partidárias. Acredito pois num Marcelo isento, activo e cooperante: capaz de inaugurar um novo ciclo.
Por outro lado, lamento que Bloco de Esquerda e PCP não tenham aplaudido na Assembleia o novo Presidente da República. Mesmo que não o tivessem apoiado anteriormente, é sempre justo dar o benefício da dúvida a quem merece.
Em jeito de conclusão, quero muito acreditar que depois de termos um presidente mais próximo da elite, passaremos agora a ter um presidente do povo. Marcelo é um político ponderado, experiente e culto. Saberá certamente o que fazer. 
As expectativas em seu torno são muito elevadas!




 

Imagem nº 1 - Marcelo Rebelo de Sousa é o novo Presidente da República e tenciona aproximar-se mais do povo que o elegeu.
Foto da autoria de Joana Bourgard

Nenhum comentário:

Postar um comentário