quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Extra-Esmoriz XXVIII - Cinclus Fest transformou Vouzela na Capital da Fotografia Ambiental

Entre os dias 29 e 31 de Janeiro, realizou-se no Cine-Teatro de Vouzela (distrito de Viseu) o Cinclus Fest – VI Festival de Imagem de Natureza. A iniciativa congregou a participação de diversos fotógrafos conceituados que puderam assim apresentar fotografias magníficas sobre a fauna e a flora nacionais e internacionais. Por outro lado, os oradores partilharam com o público inúmeros ensinamentos sobre técnicas e equipamentos a adoptar no intuito de se obterem as melhores fotos de índole naturalista.
Dentro deste contexto, nunca é demais citar as presenças de Bruno D’Amicis (fotógrafo italiano que apresentou dois trabalhos muito interessantes que incidiam sobre lobos e raposas), Joel Santos (prodígio português que também difundiu imagens magistrais das tradições humanas na Mongólia e Cazaquistão, e ainda das incríveis dunas do deserto da Namíbia; também divulgou ensinamentos válidos em matéria de fotografia ambiental), Nuno Sá (com inúmeras fotografias sobre o mar; também vincou a necessidade dos fotógrafos terem ao seu dispor um equipamento multifuncional e moderno), Eduardo Barrento (experimentado artista da fotografia que se tem dedicado em particular ao estudo do falcão da região da Nazaré; venceu mesmo o prémio de Fotógrafo de Natureza do Ano), Tânia Araújo (exibiu o lado mais selvagem na região da Serra da Estrela), Luís Ferreira (retratou exemplarmente a paisagem e os costumes existentes no Hindustão/Índia), Vasco Flores (procurou sensibilizar a comunidade para uma opinião menos estereotipada ou mitificada em torno das serpentes que logrou fotografar de forma fascinante), entre outros fotógrafos de elite.
Foram ainda projectados vídeos/filmes, workshops, degustação de cogumelos, provas de produtos regionais, entre outras iniciativas que dotaram o festival de um maior brilhantismo e requinte.
À entrada do próprio cine-teatro de Vouzela (isto antes dos visitantes subirem ao segundo piso para entrarem no auditório), encontravam-se ainda equipamentos inerentes a este ofício (máquinas fotográficas modernas, lentes, livros, colecções de fotografia ambiental, estruturas móveis de camuflagem, malas apropriadas…), cifrados em quantias mais acessíveis.
Todavia, as novidades do Cinclus Fest não se concentraram somente no referido Cine-Teatro, mas também em mais dois espaços exteriores que acolheram exposições de elevada qualidade. Neste âmbito, no Museu Municipal de Vouzela, foi disponibilizada a exposição “Natureza Portuguesa” da autoria de Luís Quinta, enquanto que, na Praça Moraes Carvalho, encontrámos a exposição “Parque Natural Local Vouga-Caramulo” que pertence a João Cosme. As imagens que encontramos nesses expositores pautam-se por uma beleza ímpar que, em muito, engrandece a nossa Mãe Natureza e todas as suas criações.
O público aderiu em massa durante estes três dias de festival de fotografia ambiental, registando-se assim uma afluência na ordem das várias centenas de visitantes (ou até dos milhares!).
No encerramento, Rui Ladeira, Presidente da Câmara Municipal de Vouzela, frisou o dinamismo da organização, e agradeceu a todos os colaboradores e patrocinadores que tornaram tudo isto possível. O edil promete que, em 2017, o Cinclus Fest voltará com mais novidades e surpresas.

 
 


 
Imagem nº 1 - João Cosme apresentou uma exposição exterior sobre a beleza natural do Parque Natural Local Vouga-Caramulo.
Reportagem da nossa autoria

 

 
Imagem nº 2 - A fauna e a flora dessa deslumbrante região foram assim retratados exemplarmente.
Reportagem da nossa autoria
 
 

 
Imagem nº 3 - A Praça Moraes Carvalho albergou a exposição de João Cosme.
Reportagem da nossa autoria
 
 
 
 
Imagem nº 4 - Uma das fotos memoráveis da autoria de João Cosme sobre o Rio Couto.
Reportagem da nossa autoria
 


 
Imagem nº 5 - O Cine-Teatro de Vouzela acolheu uma panóplia vasta de oradores que integram a elite da fotografia nacional e internacional.
Reportagem da nossa autoria
 
 

 
Imagem nº 6 - No Museu Municipal de Vouzela, encontrámos a exposição "Natureza Portuguesa" da autoria de Luís Quinta.
Reportagem da nossa autoria
 
 

 
Imagem nº 7 - Duas fotografias da autoria de Luís Quinta que retratam magistralmente uma raposa e uma águia.
Reportagem da nossa autoria
 
 

 
Imagem nº 8 - As fascinantes paisagens de Portugal Continental e dos seus arquipélagos foram devidamente espelhadas nesta iniciativa.
 Reportagem da nossa autoria
 
 
 
 
Imagem nº 9 - Eduardo Barrento alcançou a distinção de Fotógrafo de Natureza do Ano com esta fotografia sobre um Falcão Peneireiro que tinha acabado de capturar um rato.
Organização Cinclus Fest
 


 
Imagem nº 10 - Palestra de Bruno D'Amicis sobre a temática "Tempo de Lobos".
Organização Cinclus Fest
 
 

 
Imagem nº 11 - O Cinclus Fest reuniu a participação de grandes nomes da fotografia nacional e internacional.
Organização Cinclus Fest
 
 

Nota-extra: Da nossa parte, foi uma honra ter assistido ao Festival. Nunca havíamos estado em Vouzela, pelo que ficamos encantados com esta terra e com o desfilar de fotografias magníficas sobre a nossa vasta Natureza. Para Esmoriz, trouxemos ainda uns saborosos “beijinhos de Vouzela”, um dos tesouros da doçaria local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário