segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Exposição Virtual celebrativa dos 4 anos

As Cusquices de Esmoriz comemoraram neste domingo, dia 21 de Fevereiro, quatro anos de existência. Trata-se já de um respeitável percurso que foi acompanhado de dificuldades, críticas (quer fossem elas positivas ou negativas) e de um enorme investimento de tempo em torno deste projecto que, desde a sua existência, nunca conheceu qualquer rentabilidade lucrativa. 
Efectivamente, foi por carolice que criamos em 2012 este blog destinado a abordar a actualidade noticiosa da cidade de Esmoriz, embora tenhamos alargado igualmente o nosso foco a outras áreas e rubricas. Ao início, pensávamos que as pessoas não iriam simplesmente aderir, mas graças à nossa persistência, lá conseguimos causar algum impacto. Felizmente, o blog conseguiu ganhar alguma preponderância a nível local e regional, além de que temos visitantes dos quatro cantos do globo (os leitores que nos consultam a partir do estrangeiro correspondem a cerca de 20 ou 25% do total do número de visitantes registados até hoje). Em termos estatísticos, e desde a criação do site, contabilizamos mais de 250 mil visitas (corresponde praticamente a uma média pouco acima das 60 mil visitas por ano).
O nosso blog pretendeu sempre seguir uma linha neutra e imparcial, nunca deixando de lutar pela despoluição da Barrinha de Esmoriz e pela reabilitação do Esmoriztur. Aliás, um dos nossos objectivos que esteve na origem da criação deste espaço estava relacionado com a necessidade de conceder uma maior visibilidade à lagoa que é, sem dúvida, a menina dos olhos de água dos esmorizenses e, que na altura em que começávamos a redigir os nossos primeiros textos, se achava abandonada num estado total de decadência perante a irresponsabilidade humana. Hoje, o cenário parece ser um pouco mais animador porque parece que as obras de reabilitação, mesmo que não sejam totalmente eficazes, poderão arrancar a qualquer momento. Mas a luta vai continuar sempre, porque a Barrinha foi também ela vítima do chico-espertismo e da impunidade que assolaram o país nas últimas décadas.
Por outro lado, consideramos ainda que a nossa cidade sempre dispôs de infindáveis cartões-de-visita que mereciam ser divulgados, de forma a atrair um fluxo turístico mais permanente. Talvez, este seja o único site de Esmoriz que se apresta a difundir a sua beleza natural, os seus monumentos e a sua cultura. É este o legado que nos propomos a manter nos próximos anos, embora nem sempre tenhamos o tempo que gostaríamos de usufruir para actualizar mais vezes o nosso blog.
Mas não queremos maçar mais os nossos leitores. Hoje apresentamos, em jeito de comemoração do quarto aniversário, uma exposição virtual de 30 imagens (algumas inéditas, outras já publicadas anteriormente) sobre a Cidade de Esmoriz da autoria, claro está, da Irmandade Consagrada das Cusquices.











































 
















































2 comentários:

  1. Otima colectânea amigo Cusco. Efectivamente a nossa cidade tem recantos lindíssimos, uma praia esplêndida, Natureza ainda selvagem, fauna,...Parabéns pelo empenho, pela divulgação,...Pena é que o seu esforço não seja devidamente reconhecido e Esmoriz só ser noticiado, geralmente, quando as notícias são más...

    ResponderExcluir