sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

"Átrio", o novo espaço multifuncional da Junta de Freguesia de Esmoriz

A inauguração decorreu no passado dia 29 de Janeiro, contando com uma adesão significativa por parte dos cidadãos esmorizenses. O "Átrio" (designação que não gerou total consenso na opinião pública local) é agora um renascido espaço da Junta de Freguesia de Esmoriz que se apresenta então de "cara lavada". Este lugar, que outrora acolheu a tesouraria da repartição de finanças, foi finalmente reaberto à população, assumindo uma nova natureza multi-funcional. Neste âmbito, o "Átrio" agrega agora três entidades que procurarão prestar múltiplos serviços aos cidadãos, a saber: o Gabinete de Apoio Psicossocial, o recém-criado Gabinete de Inserção Profissional (GIP) e o Gabinete da Assembleia de Freguesia
As características deste espaço requalificado favorecem ainda a realização de exposições ou eventos culturais. Dentro deste contexto, o laureado fotógrafo José Fangueiro (foi recentemente distinguido pela UNESCO devido a uma reportagem sobre a actividade piscatória em Cabo Verde) foi convidado, a apresentar na estreia, uma exposição sobre a "Arte da Tanoaria" que estará disponível até ao mês de Março. As suas fotografias foram conseguidas na conhecida tanoaria esmorizense JOSAFER. Neste ponto em particular, realçamos a técnica da conjugação da luz (esta, muitas vezes, proveniente das janelas da fábrica) que conferem um encanto adicional às imagens obtidas a preto e branco. Recomendamos vivamente a visualização desta exposição que retrata uma das principais tradições da Cidade de Esmoriz.
Ao nível das intervenções, António Bebiano, Presidente da Junta de Freguesia de Esmoriz, congratulou-se com a reabilitação do espaço, agora revestido de maior modernidade, e elogiou o portefólio fotográfico de José Fangueiro que abrange diversas fotos sobre a Cidade de Esmoriz. Por seu turno, Salvado Malheiro, Presidente da Câmara Municipal de Ovar, reconheceu a dinâmica evidenciada por António Bebiano e pelo seu executivo, e recordou que, durante muito tempo, no passado, a localidade esteve demasiado parada e monótona sem seguir um rumo definido e criativo. Por fim, o Pároco Fernando Campos saudou igualmente esta iniciativa, e sublinhou as vantagens resultantes do entendimento e colaboração entre as próprias juntas de freguesia, autarquias ou outras unidades administrativas.
A Junta de Freguesia disponibiliza assim aos esmorizenses um novo lugar com finalidades culturais, sociais e laborais. É nestas pequenas intervenções que se conseguem as grandes vitórias.
Por fim, apresentamos as fotos da inauguração do "Átrio".


















 

Nenhum comentário:

Postar um comentário