segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Artur Jorge e Óscar Alves na chefia do Comando dos BVE

Bombeiros de Esmoriz com novos elementos de Comando.
Foi hoje a tomada de posse do Comandante e 2º Comandante dos Bombeiros de Esmoriz.
O novo Comandante dos Bombeiros de Esmoriz é o Artur Jorge e o 2º Comandante é o Óscar Alves.
Deixamos aqui o registo dos discursos do novo Comandante e do 2º Comandante:


Discurso da tomada de posse do Comandante Artur Jorge:

"É com enorme orgulho e sentido de responsabilidade que hoje assumo o comando do corpo activo desta associação, e por isso, permitam-me que as minhas primeiras palavras sejam dirigidas ao Corpo Activo dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz, agradecendo-lhes a confiança que depositaram em mim para assumir esta missão.
Foi com a maioria de vocês e não esquecendo os que por um ou outro motivo já não estão presente; sobre a orientação dos nossos comandantes, presentes nesta sala, que aprendi ao longo destes 23 anos de bombeiro a ser o homem que hoje sou.
Com os meus pais obtive a primeira educação, na escola aprendi a ler e a escrever, e convosco aprendi a ser voluntário, bombeiro e homem, sois sem dúvida uma escola de vida.
Agradeço também á direcção e em especial ao Presidente Eng. Jacinto Oliveira a confiança depositada na minha nomeação e também pela forma como conduziu este processo e aceitou sem qualquer restrição a vontade demonstrada pelo Corpo Activo.
Assumir o cargo de comandante de um corpo de bombeiros habituado a estar sempre na 1ª linha, que mantém a operacionalidade acima da média, que não é melhor nem pior é diferente, que é uma referência a nível municipal, distrital e nacional, não é tarefa fácil; mas com um projecto de trabalho que assenta em três pilares fundamentais, sendo eles a Operacionalidade, a formação e a disponibilidade, julgo que será fácil de atingir a qualidade que esta associação merece.
Com a consciência de que o socorro á sociedade civil, hoje em dia tem elevados patamares de exigência, os níveis de operacionalidade de um corpo de bombeiros tem que primar por uma resposta rápida, suficiente e com homens formados e capazes de desenvolver a actividade para o qual se disponibilizaram de forma voluntária sendo-lhes exigido uma actuação profissional e de qualidade.
Quero hoje aqui reiterar que, nesta comissão de trabalho que hoje começa, juntamente com os restantes elementos de comando e corpo activo, tudo iremos fazer para manter e de preferência aumentar os níveis de qualidade e operacionalidade deste corpo de bombeiros.
Quero garantir ao Sr., Presidente da Câmara
Que será para manter e reforçar as relações de confiança e proximidade entre os bombeiros de Esmoriz e o Município, onde está contemplada a nossa área de actuação própria, visando o socorro de pessoas e bem nos termos atrás apresentados.
Ao Sr. 2º CODIS
Dizer-lhe que estaremos disponíveis na primeira linha para as solicitações, que acharem pertinentes, porque fomos habituados a compreender que “Queremos ser um só para melhor servir a todos” e que que temos orgulho de pertencermos ao Bombeiros do Distrito de Aveiro.
Por fim endereçar as ultima palavras à minha esposa e aos meus filhos, dizendo-lhes que todo isto só será possível com a vossa compreensão e ajuda.
Termino dizendo que:
Conheço as minhas origens, sei de onde vim, sei quem sou e sei para onde pretendo ir.

Obrigado"


Discurso da tomada de posse do 2º Comandante Óscar Alves:

Constitui uma honra e motivo de orgulho, assumir as funções de 2º Comandante. Tenho a consciência da elevada exigência do cargo, pelo que não posso deixar de estar grato pela prova de confiança em mim depositada.
Começo por agradecer ao Corpo Ativo, o voto de confiança que mais uma vez depositaram em mim. Espero de vós, honestidade, competência e espírito de sacrifício para nos manter nos níveis que nos habituaram.
A todos sem excepção que durante os 20 anos que tenho de carreira me ensinaram e me acompanharam nos bons e maus momentos, o meu muito obrigado.
Sr. Presidente da Câmara, Srº 2º CODIS, Srs. Autarcas, sabem que podem contar connosco. Trabalhamos, formamos-nos aperfeiçoamos-mos diariamente para darmos melhor resposta a todos os pedidos de socorro.
Ao comandante Artur Jorge, dizer que pode contar com a minha lealdade, e porque só conheço uma forma de estar nos Bombeiros, que é em TRABALHAR em EQUIPA, julgo que temos todas as condições para todos juntos, Direção, Comando e Corpo Ativo formarmos uma grande equipa.

Ao Presidente Eng Jacinto e direção, agradeço a forma talvez única como aceitou a vontade do Corpo Ativo.
Por fim uma palavra à família, não só à minha que muito me apoia, mas a de todos vocês, porque é fundamental o apoio e compreensão para que consigamos desempenhar os nossas missões para o qual somos solicitados.
E Porque Comandar é uma Arte: O melhor Líder não é necessariamente aquele que faz as melhores coisas. Ele é aquele que faz com que as pessoas realizem as melhores coisas, e é isso que todos queremos.

Muito Obrigado.
Ao Novo Comando, Parabéns!




Texto e Foto retirados integralmente da Página dos BVE no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário