quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Amigos do Cáster promoveram conferências e concurso de Fotografia

Os Amigos do Cáster, colectividade de cariz ambiental, promoveram o XI Encontro de Fotografia da Cidade de Ovar que teve lugar no Centro de Arte de Ovar, entre os dias 14 e 15 de Novembro. 
Além da competição fotográfica que incidiria na vertente naturalista e que atrairia diversos participantes, decorreu igualmente uma onda de palestras que juntou biólogos e botânicos especialistas (como Milene Matos, Rubim Almeida ou Eduardo Ferreira), fotógrafos (portugueses e estrangeiros), documentaristas, ilustradores bem como outros amantes da natureza. Foram ainda apresentadas duas brilhantes exposições de fotografia: uma de pendor colectivo (esta exibia imagens ambientais muito diversificadas obtidas por variados fotógrafos), e outra sobre o falcão peregrino (considerada a ave mais rápida do mundo) da autoria de Eduardo Barrento. 
O encontro permitiu igualmente a divulgação de alguns dados curiosos, ao nível da biodiversidade, para a região de Ovar Norte, a qual inclui a Barrinha de Esmoriz, o Parque Ambiental do Buçaquinho e a vasta rede florestal envolvente. De acordo com as apresentações, ficamos a saber que, em termos de fauna, foram avistados recentemente na nossa zona alguns animais interessantes tais como: toirões, javalis, raposas, ginetas, texugos e morcegos. No âmbito da flora, foi possível elencar as seguintes espécies que podemos vislumbrar na nossa área: cardos-marítimos, chorões, espigas, tojais, narcisos das areias, trevos-comuns, jasione marítima, entre outras.
Por outro lado, os conceituados oradores defenderam ainda a necessidade de combater a erosão costeira (através da preservação do sistema dunar) e as plantas invasoras (como por exemplo: as acácias ou as austrálias; neste ponto, abordou-se igualmente a situação controversa dos eucaliptos). 
O evento encerrou com a apresentação dos resultados do Concurso de Fotografia Ambiental. O grande vencedor foi Mario Cea Sanchez que apresentou a fotografia laureada “La Ventana al Universo” (Salamanca-Espanha). Esta imagem retrata originalmente uma modesta janela de madeira, lateralmente trepada por um pequeno réptil e da qual se poderia contemplar as estrelas do Firmamento. A conjugação de cores desta fotografia foi determinante para convencer o júri. 
Para além do prémio principal, houve igualmente outras categorias que foram valoradas pela organização (por exemplo: na categoria de Ovar, a fotografia Parasitising de Joaquim Aurélio foi a premiada).
O evento motivou ainda uma adesão significativa por parte dos cidadãos que não hesitaram em efectuar diversas questões aos protagonistas. 





Foto Premiada - “La Ventana al Universo” da autoria de Mario Cea Sanchez (Salamanca-Espanha)

Nenhum comentário:

Postar um comentário