segunda-feira, 5 de outubro de 2015

XVI Festival de Teatro de Esmoriz homenageou Florbela Espanca e Leandro Vale, e ainda apresentou dois convidados especiais

O Grupo de Teatro Renascer inaugurou, na noite do dia 3 de Outubro, o XVI Festival de Teatro de Esmoriz, evento multi-cultural que irá contemplar um cartaz de diversos espectáculos que percorrerão os meses de Outubro e Novembro.
No dia de abertura do mencionado festival, o auditório do antigo quartel dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz nos Castanheiros encontrava-se lotado. Acreditamos que, ao todo, terão estado cerca de 200 ou 250 espectadores que viveram uma noite repleta de fortes emoções.
O evento principiou com a encenação em palco da peça "Flor Alma Espanca" redigida por Leandro Vale, notável dinamizador do teatro nacional, e que foi exemplarmente interpretada pelo elenco do Grupo de Teatro Renascer. Na referida peça, foram abordados o perfil enigmático e controverso de Florbela Espanca (1894-1930), os seus casamentos atribulados, a sua profunda melancolia bem como a insatisfação que imprimia na vida terrena. A jovem actriz Vera Gomes assumiu com mestria a interpretação desta personagem complexa que marcou uma era na História da Literatura Portuguesa. Além desta curta biografia que procurou ser fiel às vivências da poetisa, ressalvamos ainda a intercalação de sonetos da sua autoria que eram declamados por um grupo de actores do Renascer, trajados com "hábitos" de cor preta e branca (tratavam-se das cores preferidas de Florbela Espanca) e que se movimentavam duma forma coordenada e nostálgica. Elogiamos ainda a brilhante cenografia (assegurada pela Bricopal) e o excelente jogo de luzes que tornaram a encenação muito mais apelativa. Por outras palavras, o Grupo de Teatro Renascer levou a palco uma peça que honrou os legados de Florbela Espanca e de Leandro Vale (autor), duas personalidades intelectuais que dizem muito a Esmoriz. A primeira foi uma das melhores escritoras de sempre da Lusofonia e terá conhecido uma curta passagem pelos lugares da Casela e da Estrada Nova (Esmoriz), enquanto que o segundo (falecido recentemente) foi um respeitado actor e encenador que contribuiu para o desenvolvimento do teatro em várias terras deste país, sendo que Esmoriz não foi excepção à regra.
Depois desta apresentação teatral, subiu ao palco Helena Vidal, esposa/viúva de Leandro Vale, que não escondeu a emoção, confessando que se sentiu tocada pela homenagem tão especial que foi viabilizada pelo Grupo de Teatro Renascer e pela Cidade de Esmoriz. Helena afirmou que foi, sem dúvida, uma honra visualizar uma das suas peças escritas a ser encenada em palco, e recordou ainda a admiração especial que Leandro nutria por Esmoriz.






Imagem nº 1 - O público encheu o auditório do Antigo Quartel dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz para assistir à abertura do XVI Festival de Teatro, organizado pelo Grupo de Teatro Renascer.
Foto: Ângela Mota





Imagem nº 2 - João Gomes e Vera Gomes contracenaram na peça "Flor Alma Espanca" redigida por Leandro Vale.
Foto: Grupo de Teatro Renascer





Imagem nº 3 - Equipados com trajes negros e brancos, o elenco do Renascer recitou, com emoção e misticismo, sonetos de Florbela Espanca.
Foto: Ângela Mota





Imagem nº 4 - Vera Gomes interpretou, com rigor, o papel complexo de "Florbela Espanca".
Foto: Ângela Mota





Imagem nº 5 - Helena Vidal, viúva de Leandro Vale, reconheceu que esta foi a mais linda homenagem que viu a ser prestada ao ser marido que muito contribuiu para a evolução do teatro em Esmoriz através da cedência de ensinamentos e meios logísticos.
Foto: Grupo de Teatro Renascer




Após um curto intervalo, seguiu-se a cerimónia tradicional de abertura que juntou na mesa solene algumas das principais individualidades, a saber: João Gomes (Presidente do Grupo de Teatro Renascer), Fernando Rodrigues (Representante da Federação Portuguesa de Teatro), António Bebiano (Presidente da Junta de Freguesia de Esmoriz), Fátima Ramalho (Presidente da Assembleia da Junta de Freguesia de Esmoriz), Marcos Assumpção (Músico brasileiro) e João Maria Pinto (Actor prestigiante que foi convidado para apadrinhar o festival).
João Gomes, presidente da colectividade teatral anfitriã, foi o primeiro a discursar, agradecendo a adesão e o carinho do público esmorizense. Prometeu dar continuidade ao seu objectivo de trazer o melhor do teatro nacional até à Cidade da Tanoaria.
Fernando Rodrigues, representante federativo do teatro nacional, relembrou que o Grupo de Teatro Renascer foi um dos cinco fundadores da Federação Portuguesa de Teatro em 2010, e assinalou que esta colectividade sempre pugnou pelos bons valores do teatro amador, e cujo inequívoco sucesso ajudou a criar novos públicos.
António Bebiano, presidente da Junta de Freguesia de Esmoriz, elogiou igualmente os esforços desenvolvidos pelo Renascer e deixou votos de felicidades para o seu novo festival. Por outro lado, ressalvou ainda o reencontro emocional com o património histórico e cultural que foi testemunhado naquela noite, tendo sido assim reavivados os legados de Florbela Espanca e Leandro Vale.
Fátima Ramalho, presidente da Assembleia da Junta de Freguesia de Esmoriz, sublinhou, enquanto ex-actriz, a importância do teatro para a cultura e educação nacionais, e no final da sua intervenção, optou por recitar o poema "Eu" de Florbela Espanca que foi assim extraído do "Livro das Mágoas".
Por fim, foi a vez dos convidados tomarem uso da palavra.
Marcos Assumpção, músico brasileiro, destacou a noite de reverência a Florbela Espanca, e falou um pouco sobre o seu trabalho já realizado sobre aquela personalidade ímpar da nossa Literatura (conta com um disco e um livro já publicados). O cantor elogiou ainda a qualidade da peça apresentada pelo Grupo de Teatro Renascer.
Também João Maria Pinto, actor conceituado que conta com uma carreira brilhante alicerçada em inúmeros projectos teatrais e televisivos (por exemplo: integrou séries bem conhecidas dos portugueses como os "Malucos do Riso" ou "Morangos com Açúcar"), foi muito saudado pela plateia. O padrinho deste novo festival afirmou que o teatro é uma família onde deve imperar a humildade e a devoção pela arte. Por outro lado, reconheceu a harmonia que, naquele momento, vigorava entre o palco e a plateia, o que confirmou a qualidade do espectáculo.
Findos os discursos, decorreram os já célebres "baptismos" (com recurso a pequenas garrafas de água) que se destinaram aos actores estreantes do Grupo de Teatro Renascer, momento curioso que motivou várias gargalhadas.
No encerramento do evento, Marcos Assumpção subiu ao palco para realizar o seu talentoso concerto. O artista brasileiro cantou, com alma e emotividade, alguns sonetos de Florbela Espanca, arrancando aplausos constantes por parte do público. A vida e a obra da escritora foram assim recordadas, nesta longa noite, através da magia do Teatro e da Música.
Em jeito de balanço final, os esmorizenses desfrutaram duma experiência cultural única que superou claramente as suas expectativas iniciais.
O Grupo de Teatro Renascer voltou a demonstrar estar à altura deste exigente desafio, e merece o nosso reconhecimento pelo dinamismo e criatividade que tem vindo a transmitir à sua própria cidade.





Imagem nº 6 - João Gomes agradeceu a significativa adesão do público bem como o apoio de algumas entidades que apoiaram este Festival. 
Foto: Grupo de Teatro Renascer





Imagem nº 7 - Fátima Ramalho leu o poema "Eu" de Florbela Espanca.
Foto: Grupo de Teatro Renascer





Imagem nº 8 - João Maria Pinto apadrinhou o XVI Festival de Teatro de Esmoriz.
Foto: Grupo de Teatro Renascer






Imagem nº 9 - O prestigiado actor foi ainda agraciado com uma bela recordação do Festival.
Foto: Grupo de Teatro Renascer





Imagem nº 10 - O cantor brasileiro Marcos Assumpção encerrou a noite com o seu concerto.
Foto: Ângela Mota





Imagem nº 11 - Ana Roxo (poetisa), João Gomes (presidente do Renascer) acompanhados pelos convidados especiais: João Maria Pinto (actor) e Marcos Assumpção (músico).
Foto: Ângela Mota

Nenhum comentário:

Postar um comentário