quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Boletim Informativo do mês de Agosto de 2015 dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz

Já se encontra disponível o boletim informativo dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz sobre o mês de Agosto, o qual contém os seguintes destaques:

  • Um Mês Quente com Incêndios. Os nossos soldados da paz foram chamados a intervir em diversas situações (como por exemplo: no combate a fogos localizados no Distrito de Aveiro), actuando em condições e terrenos bastante adversos.
  • Homenagem a Bombeiro Falecido. Os Bombeiros Voluntários de Esmoriz prestaram um último tributo ou reconhecimento a José Moreira, soldado da paz de Carcavelos e São Domingos de Rana, que faleceu num acidente de trânsito quando tencionava dirigir-se para o teatro das operações de modo a combater uma frente de fogo. A sirene soou bem alto na nossa cidade, e os elementos da corporação esmorizense colocaram-se em formação para homenagear aquele homem de 41 anos que deu a sua vida pela causa, deixando dois filhos menores.
  • Menor número de ocorrências problemáticas na época balnear. O balanço final é muito positivo devido ao reforço da vigilância, à concentração e confluência de esforços por parte dos nadadores salvadores e a uma maior compreensão dos regulamentos ou regras por parte dos banhistas. Também o registo de pequenas quedas na areia ou nas rochas, de ligeiras escoriações no mar ou até de casos de doenças súbitas acabou por ser diminuto.
  • Bombeiros participaram nas festividades locais. Os nossos soldados da paz não deixaram de aderir às festas religiosas e populares das freguesias de Esmoriz, Cortegaça e Maceda. Destacamos neste ponto em particular a participação da Fanfarra que animou as procissões bem como a presença de Miguel Gomes, líder do comando, que representou assim a corporação. No caso da procissão observada em Esmoriz, ressalvamos ainda o facto curioso dos nosso heróis terem transportado o andor de São Marçal, padroeiro oficial dos Bombeiros. Por outro lado, também foram garantidos os apoios logísticos e os meios de prevenção necessários à realização destas festividades.
  • Melhorias no Antigo Quartel dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz - Castanheiros. Foi criada uma nova saída de emergência para que o edifício cumpra os requisitos mínimos de segurança. Este edifício encontra-se alugado já há algum tempo pelo Grupo de Teatro Renascer que, neste sábado (dia 3 de Outubro) pelas 21:30, irá proceder à abertura do XVI Festival de Teatro de Esmoriz.

As magistrais fotos que se seguem são da autoria de Adérito Ferreira e referem-se à procissão inerente às Festas do Mar em honra do Nosso Senhor dos Aflitos e Nossa Senhora da Boa Viagem que tiveram lugar em Esmoriz neste passado Verão de 2015.












Fonte das Notícias: Bombeiros em Missão (Boletim). Edição do Grupo de Comunicação e Imagem - BV Esmoriz. Prospecto referente ao Mês de Agosto de 2015. Local de Produção - Esmoriz. Ano de Produção - 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário