quarta-feira, 15 de julho de 2015

Universidade Sénior de Esmoriz encerrou com emoção o ano lectivo de 2014/2015

A Universidade Sénior de Esmoriz encerrou o ano lectivo de 2014/2015 com a realização dum evento cultural que decorreu nesta passada terça-feira à noite (dia 14 de Julho) no auditório da Junta de Freguesia de Esmoriz.
Diante duma casa lotada (estiveram presentes cerca de 200 espectadores), os alunos seniores desenvolveram diversas iniciativas multifacetadas, o que atesta a sua criatividade, empenho e capacidade de imaginação. Assim sendo, foi projectado um vídeo com os melhores momentos do ano lectivo (fotografias das aulas leccionadas, visitas de estudo, eventos culturais, encontros de convívio...), seguiu-se a actuação do Grupo Musical da Universidade Sénior de Esmoriz (que cantou, sob a batuta de Rúben Pinto, os temas "Marchas da Barrinha", "É Festa", "A Desfolhada"e o Hino do próprio estabelecimento académico), realizou-se uma representação teatral de cariz comediante (intitulada "Sempre se aprende" que mesclava as palavras mais traiçoeiras das línguas inglesa e portuguesa), recitou-se poesia, apresentaram-se vídeos de multimédia sobre "Santos Populares" e a importância de um "Abraço" (os quais foram promovidos pelas duas turmas de Informática), tivemos ainda demonstrações do Grupo de Iniciação ao Cavaquinho e Guitarra Clássica, recriaram-se textos ou narrativas a partir do poema "Quadrilha" da autoria do poeta brasileiro Carlos Drummond de Andrade, e houve por fim, uma sessão da turma de ginástica que se deixou levar pela música-ambiente de alto nível que acabou por animar todo o evento.
Destacamos ainda o facto do palco estar ornamentado a rigor, com arranjos florais e enfeites de tecidos que o tornavam seguramente muito mais colorido. Nos corredores laterais do auditório, uma exposição de expressão/arte plástica e uma colecção de textos (exibidos simbolicamente num curioso estendal no âmbito da iniciativa "Quem conta um conto, acrescenta um ponto") aprimoraram o cenário dinâmico que ressaltava aos olhos do público presente. 
Os trabalhos de apresentação do evento foram conduzidos exemplarmente por Agostinho Fardilha e Cândida Vieira, alunos da respectiva Universidade Sénior.
No encerramento, todos os professores presentes subiram ao palco para serem agraciados com lembranças, certificados e ramos de flores. O seu incondicional voluntariado mereceu uma recorrente chuva de aplausos provenientes da plateia. Também os alunos mais assíduos de cada disciplina foram distinguidos com pequenas condecorações. Episódios emocionantes que premiaram assim os incansáveis esforços de todos os envolvidos.
Sara Oliveira, Coordenadora da Universidade Sénior de Esmoriz, elogiou a colaboração e profissionalismo dos professores ao longo do ano lectivo, bem como a entrega e dedicação dos alunos. Por seu turno, António Bebiano, Presidente da Junta de Freguesia de Esmoriz, salientou o espírito colectivo desta "família", cuja pujança tem excedido as expectativas iniciais através dum impacto cívico significativo junto da comunidade. Já Domingos Silva, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Ovar, felicitou a Junta de Freguesia de Esmoriz pela aposta neste projecto, ressalvando a comunhão entre o conhecimento e o saber-estar na vida, o que consubstancia um comportamento bastante activo e criativo.
De facto, o mote do evento fazia todo o sentido - "o conhecimento rejuvenesce a alma, diminui o fantasma da idade, colhe pois a sabedoria, armazenando tranquilidade para o amanhã". Foi este o lema que inspirou a Universidade Sénior de Esmoriz para mais uma noite memorável. 
Para o ano, haverá mais seguramente!!!




































Nenhum comentário:

Postar um comentário