terça-feira, 14 de julho de 2015

Militar da GNR resgata vítima e nadador-salvador do mar (JN)


Um militar do "Pelotão Ciclo" da GNR salvou um homem de um afogamento, esta terça-feira de manhã, na Praia do Cantinho, em Esmoriz.

"O salvamento ocorreu na sequência de um patrulhamento que estava a ser realizado por dois militares do 'Pelotão Ciclo' na área, que verificaram um ajuntamento de cidadãos na praia, tendo de imediato se deslocado ao local", explica a GNR em comunicado.
Na praia, os militares perceberam as dificuldades que os nadadores salvadores estavam a passar no resgate do homem, de 61 anos, que estava a ser arrastado pela corrente. Também os dois socorristas estavam a ser arrastados.
"Um dos elementos da patrulha lançou-se de imediato ao mar conseguindo alcançar e socorrer a vítima, auxiliando (vitima e um nadador-salvador) a regressar ao areal", adianta ainda a GNR.
Após efetuar o resgate, foram prestados alguns cuidados à vítima, não tendo sido necessário o seu transporte para o hospital.




Notícia e Foto extraídas na íntegra do Jornal de Notícias

2 comentários:

  1. Pelo menos que estejam habilitados com o suporte básico de vida..assim espero..Bem haja quem salvou vidas...eu lido com isso diáriamente e sei do que falo....Parabéns

    ResponderExcluir
  2. ESCLARECIMENTO BV Esmoriz

    Relativamente a noticias publicadas durante o dia de hoje os Bombeiros Voluntários de Esmoriz vem prestar o seguinte esclarecimento e que a verdade dos factos seja reposta:

    Cerca das 11 horas do dia 14 de Julho quando se encontravam em missão de vigilância e acompanhamento de banhistas na água, a equipa de nadadores salvadores da Praia do Cantinho, apercebendo-se do perigo de um banhista no mar, alertaram com sinal sonoro e iniciaram percurso para junto da pessoa em dificuldade.
    Aí chegados avaliaram que a zona onde se encontravam era zona de correntes e que, portanto, criava uma dificuldade acrescida para o resgate da vitima. Alertaram de imediato um veraneante que se encontrava junto às rochas para solicitar apoio diferenciado dos colegas da praia ao lado.
    Enquanto iam procurando trazer para terra a vitima, surgiu na praia a presença do pelotão ciclo da GNR que socorrendo-se dos meios em terra dos nadadores salvadores através de um dos elementos foi prestar auxilio para que os nadadores salvadores pudessem trazer a vítima para terra sem mais delongas.
    A colaboração do agente da GNR foi excelente para que esta união de esforços resultasse numa intervenção de sucesso.
    Ninguém é tão forte quanto nós todos juntos!

    ResponderExcluir