quarta-feira, 6 de maio de 2015

João Duarte apresentou as características do futuro monumento ao Bombeiro

O escultor e docente da Universidade de Lisboa, o Dr. João Duarte, apresentou no dia 26 de Abril (data do aniversário celebrado pela corporação esmorizense) os detalhes da futura estrutura que será erigida no espaço verde frontal ao quartel dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz.
O monumento representará um bombeiro em posição de combate a um incêndio (fogo), figurando assim a nobreza do carácter, o aprumo de comportamento e vigor do bombeiro que continua leal à sua nobre missão de salvar várias vidas humanas.
A escultura será implantada numa base de plataforma de betão quadrada de 180 x 180 cm, com uma profundidade de 150 cm. O monumento será constituído por duas rodas de 120 cm de diâmetro, e espessura de 10 cm, com o respectivo eixo de 10 cm de diâmetro, em aço inox.. Quanto às colunas, a maior de aço inox (lado direito do monumento) terá 600 cm de altura. Nessa mesma coluna principal, será incrustada a figura de um bombeiro (também em aço inox) com o devido fardamento e com uma altura de 170 cm. Haverá ainda uma coluna central (em aço inox) com 500 cm de altura, onde será incrustada a figura de uma escada de degraus com 350 cm de altura, sendo que a distância entre cada degrau é de 40 cm. Entre o cimo da coluna e o cimo da escada será gravado o emblema dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz. Por fim, a coluna do lado esquerdo será a mais baixa com 400 cm de altura e aí serão incrustadas as chamas em aço inox. 
Recorde-se que o projecto do actual monumento ao Bombeiro prevê um investimento de 35 mil euros (verba ainda acrescida das taxas em vigor). A Comissão do Monumento ao Bombeiro em Esmoriz pretende demonstrar a gratidão para com os nossos soldados da paz, e deseja que todos os cidadãos possam colaborar, caso seja possível, para a concretização desta causa.
Também o Quartel dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz será alvo dum projecto de remodelação, conforme foi indicado na comemoração solene dos 84 anos da corporação.





Imagem nº 1 -  O escultor João Duarte apresentou os detalhes do futuro monumento ao Bombeiro em Esmoriz, no âmbito do aniversário da corporação esmorizense ocorrido no passado dia 26 de Abril.
Direitos da Foto - Bombeiros Voluntários de Esmoriz

Nenhum comentário:

Postar um comentário