segunda-feira, 25 de maio de 2015

"Injecção" de Areal nas praias do município?

Praias do concelho na linha da frente para receber areia em SetembroA promessa foi deixada pelo Ministro do Ambiente - Jorge Moreira da Silva. O reforço em termos de areal das Praias de Esmoriz, Cortegaça e Furadouro deverá já ocorrer no próximo mês de Setembro, de modo a assegurar precaução para a etapa outonal e invernal que se avizinhará depois como exigente. 
O referido membro do governo ressalvou inclusive que “é preciso proceder à alimentação artificial das praias, pois existe um défice de sedimentos na nossa costa, o que obriga a este tipo de intervenções”.
Jorge Moreira da Silva aproveitou, neste sábado, para visitar as obras de defesa da costa no concelho de Ovar, e reconheceu alguns resultados positivos nos últimos meses, sobretudo no caso do Furadouro.
Todavia, e segundo o nosso prisma de observação, estas últimas intervenções que visam a defesa do litoral apenas têm servido para atenuar os efeitos do avanço marítimo. No último Inverno, a agitação marítima não foi tão implacável como nos anos anteriores, o que facilitou a manutenção quase imaculada da linha de costa, não obstante a utilidade dos geotubos e do reforço das barreiras defensivas que merecem também um apontamento positivo da nossa parte.
O mar é incrivelmente poderoso, e só houve um país que conseguiu travar o seu avanço e até recuperar terra ao mar. A Holanda sabe melhor que ninguém que a tecnologia dos diques pode ser bastante cara, mas até hoje foi a única que funcionou com perfeição. Defendo ainda que a União Europeia deveria ser mais interventiva nesta questão, pois é a integridade territorial de um dos seus estados-membros que está em causa. 



Foto: OvarNews

Nenhum comentário:

Postar um comentário