quarta-feira, 15 de abril de 2015

Maquete do Monumento ao Bombeiro exposta no dia 26 de Abril

Há cerca dum ano atrás, duas mulheres - Ana Roxo e Isaura Fátima Lopes - criaram um vídeo destinado a homenagear os Bombeiros Voluntários de Esmoriz e solicitaram mesmo a criação dum monumento para fins de reconhecimento da sua missão altruísta. O vídeo em questão pode ser visto em: https://www.youtube.com/watch?v=ipwRlTP0iGI.
A ideia fez logo correr tinta, e formou-se mesmo a Comissão do Monumento ao Bombeiro formada por: Isaura Fátima Lopes, Aida Vasconcelos, António Sá, Adérito Carlos Ferreira, Pedro Reis e Ana Roxo. Foi inclusive criada uma página e um grupo do Monumento ao Bombeiro no Facebook:



Lançou-se um concurso a escultores e arquitectos que pudessem aderir a esta iniciativa - o projecto vencedor foi o de João Duarte, escultor premiado e professor da Universidade de Lisboa. O seu perfil bem como os seus trabalhos podem ser consultados em: 

Foi pedida uma maquete simples, com simbolismo e de fácil compreensão. A mesma será exposta nas instalações dos Bombeiros a partir do dia 26 de Abril (data de aniversário da corporação). O orçamento estipulado cifra-se em cerca de 35 000 Euros (acrescido de imposto à taxa legal em vigor). A Comissão do Monumento ao Bombeiro entende que a contribuição de todos os cidadãos é importante, e convida os interessados a colaborar e contribuir para esta causa:

  • N.I.B. NIB0035 0287 00012268 730 64
  • IBAN: PT50 0035 0287 00012268 730 64
  • Caixa Geral de Depósitos


A Comissão do Monumento ao Bombeiro está empenhada em homenagear os Soldados da Paz (os de ontem, os de hoje e os de amanhã) com uma gratificação que considera justa e merecida. A colaboração de todos é bem-vinda para que o monumento passe do sonho à realidade.






Um comentário:

  1. O sonho comanda a vida.e com o nosso crer e com a contribuição de toda a gente, este sonho vai ser realidade

    ResponderExcluir