segunda-feira, 27 de abril de 2015

Bombeiros Voluntários de Esmoriz comemoraram 84 anos de existência

Neste Domingo, dia 26 de Abril, a corporação esmorizense celebrou 84 anos de infindáveis serviços prestados à sociedade portuguesa em geral, e sobretudo neste preciso momento, às comunidades de Esmoriz, Cortegaça e Maceda (Ovar Norte). Uma multidão de pessoas acompanhou as diversas iniciativas que se desenrolaram ao longo do dia.
De manhã, decorreu o hastear das bandeiras, o desfile motorizado e apeado pela zona de intervenção com pausa para homenagem ao cortegacense Sousa Ribas, a tradicional missa na Igreja Matriz e a romagem ao cemitério de modo a homenagear todos aqueles que já não estão cá entre nós mas que deixaram um testemunho único de altruísmo quando serviram os Bombeiros Voluntários de Esmoriz.
Da parte da tarde, houve entrega de condecorações e medalhas a muitos dos nossos bravos soldados da paz (cerimónia que obedeceu a um ritmo devidamente organizado), a bênção de novos equipamentos por parte do Pároco Fernando Campos (enaltecemos a aquisição de 3 novas viaturas que foram apoiadas por beneméritos), novo desfile motorizado e apeado (evidenciando-se em particular o grupo da fanfarra), apresentação do novo projecto de remodelação do quartel e do vindouro monumento ao Bombeiro. As cerimónias conheceram o seu encerramento com a realização da cerimónia solene no Salão Nobre, onde destacamos duas novidades - o agradecimento especial a Óscar e Maria Zélia Rola pelo apoio dado ao longo dos anos aos Bombeiros Voluntários de Esmoriz, bem como o anúncio de saída do Presidente Jacinto Oliveira em Fevereiro de 2016, data que marca o final do seu mandato. Muitos procuram agora dissuadir Jacinto desta decisão, pois o seu trabalho até ao momento tem sido magistral e é, indiscutivelmente, reconhecido por toda a população.
Resta-nos felicitar os Bombeiros Voluntários de Esmoriz pelos seus 84 anos repletos de momentos elevados de glória com o salvamento de muitas vidas, mas também recordamos que a história é infelizmente marcada por momentos desoladores (nem tudo é um mar de rosas!), sobretudo quando os nossos soldados da paz têm conhecimento da morte de um dos seus colegas que procurava ir em socorro da comunidade. É essencial que se tenha noção dos inúmeros riscos que correm só para ajudar o próximo. A nossa gratidão tem de ser pois enorme, pois a sua missão é das mais nobres que podem existir no planeta!
Muito obrigado por tudo e continuem sempre assim!


Nota adicional - As fotos que se seguem foram retiradas da Página Oficial dos Bombeiros de Esmoriz no Facebook (https://www.facebook.com/CBVEsmoriz).































Nenhum comentário:

Postar um comentário