domingo, 29 de março de 2015

Esmoriz tornou-se vila há 60 anos!

Foi no dia 29 de Março de 1955 que Esmoriz alcançou o estatuto de vila, uma data marcante na evolução da localidade. Mas para nos inteirarmos deste passo determinante, é imperioso descrever sucintamente o contexto histórico.
Na primeira metade do século XX, a localidade tinha experimentado um considerável desenvolvimento urbano, demográfico, comercial e industrial. Efectivamente, por volta da década de 1950, a população a residir em Esmoriz superava os 5 mil habitantes, e já contava com algum dinamismo associativo, escolas primárias, uma estação de caminho-de-ferro, uma corporação de bombeiros e um posto de serviços postais. Por outro lado, reivindicava tradições (de âmbito religioso e etnográfico) bastante enraizadas que lhe conferiam uma clara identidade. Também a procura turística em torno da Praia de Esmoriz e da Barrinha (na altura, límpida e cobiçada por portugueses e estrangeiros) atestava a sua avolumada importância.
Dentro deste contexto de favorável crescimento, decorreu a célebre sessão da Junta de Freguesia de Esmoriz no dia 19 de Abril de 1951, onde a partir da qual se solicitará ao Ministro do Interior a elevação da freguesia à categoria de vila. Conforme Aires de Amorim nos relata na sua monumental obra “Esmoriz e a sua História” (p. 467), a intenção não foi muito bem acolhida pela Câmara Municipal de Ovar que, naquela altura exacta, acabaria então por desvalorizar a pretensão então apresentada. A comunidade de Esmoriz lamentou imediatamente a ausência de atenção e colaboração por parte do município ovarense e expressou ainda o seu descontentamento face às limitações de electrificação na freguesia bem como a necessidade (não atendida) de obras urgentes nas escolas da Relva. Todavia, o povo esmorizense, mesmo isolado, não abdicou do seu sonho e “foi à luta”, avançando assim com o seu pedido de elevação a vila e até equacionando a hipótese duma nova integração no concelho de Espinho (Esmoriz pertencera fugazmente a este concelho entre 1926 e 1928). O tremendo esforço canalizado pela Junta de Freguesia de Esmoriz e até pelo padre Manuel Dias da Costa (filho da nossa terra que empreendeu diligências influentes neste dossier) tornaram o sonho possível. 
No dia 29 de Março de 1955, Esmoriz acordava para ser oficialmente vila (através do decreto nº 40.108), momento de progresso que fez rejubilar de orgulho os seus habitantes. Quase quatro décadas depois, em 1993, esta terra de Santa Maria almejaria o estatuto de cidade, demonstrando que a ascensão prévia a vila constituiu um passo acertado que motivou a continuidade do desenvolvimento económico e social. 






Artigo retirado do Jornal - A Voz de Esmoriz. Dir. Lília Marques. Edição nº 1116 (26 de Março de 2015). Esmoriz: Comissão de Melhoramentos de Esmoriz, 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário