segunda-feira, 2 de março de 2015

Correio dos Comunicados Políticos - Bloco de Esquerda levantou algumas questões na última sessão da Assembleia Municipal (realizada em Esmoriz)



Resultado de imagem para bloco de esquerda


Algumas das questões relacionadas com Esmoriz, colocadas pelo Grupo do BE na AM de Ovar, ao Sr. Presidente da Câmara:


Orla costeira
Felizmente para as populações residentes nas áreas de maior risco do avanço do mar, este ano a orla costeira tem sido poupada ao contrário aliás de outros pontos da Europa e naturalmente, da fustigação de que foi vitima no ano passado. No entanto numa das marés mais ativas o mar voltou a banhar a marginal no Furadouro. 
Sem questionar a necessidade do reforço e reposição das defesas frontais que tinham sido destruídas, mantem-se a dúvida sobre o tipo de construção destas defesas que insistem numa visível e estranha “rampa de lançamento” que facilita a entrada das águas do mar por terra a dentro, em zonas residenciais e comerciais, como voltou a acontecer este mês nas fortes marés na praia do Furadouro.
Tratando-se de uma matéria a merecer a atenção da comissão de acompanhamento da Assembleia Municipal gostaríamos de saber que indicadores tem a Câmara sobre o comportamento das estruturas de defesa da costa ensaiadas na Praia Velha de Maceda, ainda que tal experiência não tenha sido sujeita a um inverno muito agreste?

Barrinha de Esmoriz
Recordando até um “ultimato” feito pelo executivo da Junta de Esmoriz ao Governo sobre a necessidade de intervenção na Barrinha de Esmoriz, e recorrendo à informação na imprensa, da presidente da sociedade Pólis de Aveiro, eng. Celina carvalho, sobre os reforços de financiamento que os projetos da Pólis vão ter no âmbito do próximo quadro comunitário de apoio. Estarão finalmente garantidas as condições para esta área lagunar merecer obras de desassoreamento que a libertem dos focos de polição que há décadas a condenou à morte e que obrigou a uma relação difícil com a privilegiada área balnear das praias envolventes? Intervenção que não passará certamente só pela intervenção local, uma vez que os focos de poluição estão a montante! 
Que projetos tem a própria Câmara e, ou Junta de Esmoriz, para valorizar este património ambiental e paisagístico, sem correr o risco de descaraterizar o seu habitat natural? 

Venda de lenha na floresta entre Esmoriz e Cortegaça
Foi recentemente denunciada uma espécie de comércio de venda de lenha sem qualquer controle desta transação de matéria-prima na área florestal pública entre Esmoriz e Cortegaça, que vai desde toros de árvores mortas ou bem vivas de pinheiros e mesmo eucalipto, austrálias ou mimosas. Segundo a denúncia, tudo serve. Ora o que precisamos de saber, tratando-se de um recurso de financiamento das próprias autarquias locais, é se esta prática, mesmo tratando-se de limpeza necessária, é do conhecimento dos autarcas ou se é mesmo feita à revelia de qualquer controle tal como é denunciado.

Rua Turquia 
Sobre os rebentamentos de condutas de Águas Pluviais e de Saneamento - Quais os esforços e o interesse que tem obtido a CM. Pois esta situação tem consequências para a Barrinha.
Transbordo de proveniente da rede de esgotos tem trazido para a rua água, dejetos, papel higiénico e o mais que podemos adivinhar em situações destas, como se sabe, acresce e que esta acabe por drenar
para a Barrinha.
Houve várias denúncias, e…Câmara Municipal, que não obteve qualquer resposta. Junta de Freguesia, que deu conta da denúncia.
AdRA, Que fez questão de dizer que o problema iria ser resolvido enviando no dia um piquete, mas daí para a frente, nada, faltandoinclusive a encontros no local combinados com o munícipe, para se resolver o problema.
SEPNA, que enviou dois GNR`s para fazer o auto da situação.
Protecção Civil em Ovar, sem resposta.
Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos, sem resposta.
Agência Portuguesa do Ambiente, sem resposta.
Direção-Geral do Consumidor, sem resposta.
Inspeção-Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, sem resposta.



Texto enviado por Álvaro Abreu Faria

Nenhum comentário:

Postar um comentário