quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

E a Barrinha?

O Carnaval vive-se com pompa e circunstância em Ovar. O concelho parou todo para celebrar esta tradição que já há muito tempo é característica desta cidade. 
O programa deste ano é alargado e ambicioso, já houve iniciativas destinadas a séniores, crianças e adultos, além da presença de artistas com reputação. Recuperaram-se tradições interessantes (por exemplo: o baile de máscaras) e houve ainda lugar à promoção do Cante dos Reis que, em Ovar, já conta com 122 anos de história. Até aqui tudo bem! 
Contudo, é imperioso ressalvar que este ano vai ser inteiramente decisivo no que diz respeito a alguns dossiers. Neste âmbito, destacamos as presumíveis obras de reabilitação (parcial ou total) da Barrinha que, de acordo com promessas públicas, devem arrancar neste ano de 2015. 
E é exactamente este ponto que queremos frisar em concreto. O Carnaval é festejado todos os anos e exige invariavelmente um investimento considerável por parte da Câmara Municipal de Ovar, mas a Barrinha há décadas que tem estado parada, caindo numa degradação gradual que não favorece a biodiversidade e o bem-estar dos cidadãos. O retorno do investimento em prol da lagoa seria uma realidade segura, pois traduzir-se-ia no incremento do fluxo turístico em Esmoriz e até nas freguesias vizinhas do concelho. 
O executivo municipal deve pois viabilizar ou apressar o início da empreitada celebrada com a Sociedade Polis. Acredito piamente na boa vontade dos nossos autarcas, mas este breve artigo serve apenas para que a lagoa não caia no esquecimento temporário.
Este é o nosso apelo e sim, estamos esperançosos de que a lagoa poderá vir a ficar com outra "cara", embora admita que a requalificação possa ser apenas parcial, como já foi salientado por alguns especialistas. Todavia, seria já bem melhor do que nada!
E o nada é o pior que pode acontecer à nossa lagoa dos olhos de água!





Nenhum comentário:

Postar um comentário