terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Nigéria: um pesadelo sem fim à vista

Rachel Daniel com a foto da filha Rose Daniel, sequestrada pelo Boko Haram, na casa da família em MaiduguriNão vale a pena negarmos as atrocidades que têm vindo a suceder-se dia após dia neste país africano. 
A mortandade semeada pelo grupo radical islâmico Boko Haram só é possível graças à complacência e passividade das principais organizações internacionais que deveriam interceder pela defesa intransigente dos direitos humanos. 
A Nigéria alberga uma população cifrada em quase 175 milhões de pessoas. Em termos religiosos, cerca de 50% dos nigerianos são muçulmanos, e 40% são cristãos. A restante percentagem deverá corresponder a minorias tribais. Esta ponderação poderá estar em risco nas próximas décadas se o rumo negro não se inverter.
No início do ano, aquela organização terrorista dizimou toda a região que envolve a cidade de Baga (Nordeste da Nigéria), queimando edifícios e fazendo mira sobre civis indefesos. Há mais de 2 mil mortos registados. Além da chacina, estão documentados novos raptos de jovens mulheres que não escaparam ao desfecho fatídico. As imagens até hoje disponibilizadas nos órgãos de comunicação social não desmentem o rasto de destruição. 
O Boko Haram quer fazer da Nigéria um país essencialmente islâmico com a instalação de tribunais que imponham as leis mais extremistas. Através de sequestros e consequente obtenção de resgates avultados, assaltos a bancos, delegacias e bases militares, o grupo consegue reunir as verbas e o armamento necessários para alimentar a sua causa fútil. 
A Nigéria afundou-se hoje numa profunda rivalidade religiosa entre cristãos e muçulmanos, além da brutalidade policial e da miséria que não parece ter limites. O exército não tem condições nem meios suficientes sequer para garantir a segurança das populações em todo o seu território. 
Uma intervenção militar externa pode ser a única solução para repor a estabilidade. Esperemos pois é que o Mundo não feche os olhos como já o fez em relação a outras situações dramáticas! 





Nenhum comentário:

Postar um comentário