quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Esmoriz abraçou o Natal com harmonia



Ponto prévio - É evidente que a Junta de Freguesia de Esmoriz não dispõe dos recursos financeiros ou orçamentos avultados para garantir uma animação de 5 estrelas como acontecem noutras grandes cidades/concelhos de Portugal e do restante Mundo. Mas num ponto teremos todos de concordar - mesmo com meios económicos limitados, e alicerçando-se em parcerias benéficas com algumas das colectividades da terra, foi possível dignificar esta época natalícia com eventos interessantes.
Em primeiro lugar, gostaria de destacar a iluminação natalícia que cobriu a cidade (é claro que alguns destes gestos são da responsabilidade de particulares) mas a verdade é que confere identidade a esta época festiva. 
Talvez mais importantes foram os eventos culturais então realizados - o duelo natalício (musical) proporcionado pelos Arautos (no dia 6 de Dezembro), o II Encontro de Coros (organizado pelo Grupo de Jovens para a Sociedade no dia 13 de Dezembro) e a chegada do Pai Natal no dia 20 de Dezembro, o qual percorreu de charrette as ruas da cidade. Além disso, há a evidenciar o presépio ao vivo no Salão Paroquial que pode será apreciado nestes dias 24 e 25 de Dezembro, também promovido pelo Grupo de Jovens para a Sociedade. No dia 27 de Dezembro, pelas 16 horas, a escola de música do Grupo de Coral de Esmoriz promove um concerto instrumental na Capela da Praia. 
A decorrer há ainda alguns concursos - um concurso de presépios (realizado pela Universidade Sénior de Esmoriz) e outro de fotografia (promovido pelo Centro Comunitário de Esmoriz). 
No dia 10 de Janeiro teremos ainda o Cantar das Janeiras do Grupo Danças e Cantares de Santa Maria de Esmoriz.
Foram ainda entregues pequenos folhetos ou flyers em diversas moradas por parte da Junta de Freguesia de Esmoriz que desejou um feliz natal aos seus cidadãos. Um pequeno gesto mas que fica sempre bem visto!
Outras colectividades de Esmoriz também celebraram à sua maneira o Natal, organizando jantares, eventos próprios e até criando o seu próprio presépio.
A cidade abraçou o Natal com esperança e dinamismo, mas acima de tudo, há-que estar preparado para o ano de 2015 que poderá ser decisivo em alguns capítulos (por exemplo, é caso da Barrinha de Esmoriz) para a cidade.


Imagens: A primeira foto exibe o Pai Natal na sua charrette e foi retirada do site OvarNews. Já a seguinte imagem espelha o presépio da Comissão de Melhoramentos de Esmoriz e foi retirada da página oficial da instituição no Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário