terça-feira, 14 de outubro de 2014

Sobre a Cartografia de Esmoriz para os anos de 2008 e 2014



1- Delimitação da Freguesia para o ano de 2008






2- Delimitação da Freguesia para o ano de 2014
Carta Administrativa Oficial de Portugal 2014
(Publicado pela Comissão de Melhoramentos de Esmoriz)





















3- Comentário

Efectivamente, denotamos, no imediato, uma disparidade em termos dos pontos limítrofes da nossa freguesia nos mapas apresentados para 2008 e 2014.
No primeiro mapa de 2008, Esmoriz dividia com Paramos praticamente a mesma extensão da Barrinha, sendo que o terreno do topo norte de Esmoriz que banha a lagoa do lado de cá pertence às Construções Veiga de Macedo (e ao que se sabe, estará registado como pertencente ao concelho de Ovar), abrangendo assim o pegão sul da ponte. A divisão é pois feita naturalmente pelo canal da lagoa. Destaque ainda para o facto de Esmoriz controlar 80-90% do espaço, onde em 2013, nasceria o Novo Parque do Buçaquinho.
Mas de acordo com os dados cartográficos para 2014, a história é agora outra. A Barrinha ou Lagoa de Paramos, pertence esmagadoramente àquela freguesia do concelho de Espinho, restando pouca porção de terreno a Esmoriz. Já o Novo Parque do Buçaquinho deixa de pertencer quase na sua totalidade a Esmoriz, para um cenário próximo dos 50:50, repartindo a mesma fatia de terreno com Cortegaça.
Dois mapas, duas teorias antagónicas. Desconfia-se ainda que terá existido alguma reformulação geográfica em 2009, o que poderá ter originado esta situação, contudo não conseguimos confirmar esta eventualidade, nem explanar os motivos que ocasionaram esta disparidade.
Infelizmente, desconheço a origem do primeiro mapa de 2008, pois encontrei-o atolhado no meio dos apontamentos de inúmeras reportagens e pesquisas que efectuei em bibliotecas e arquivos sobre Esmoriz nos últimos anos. Suspeito que a mesma possa estar inspirada nos dados do INE. Já os mapas seguintes, referentes a 2014, estão contidos na Carta Administrativa Oficial de Portugal.
Assim sendo, compreende-se evidentemente as intermináveis confusões dos habitantes que desconhecem exactamente quais são os limites precisos da sua freguesia. As dúvidas são pois inevitáveis, e o debate nasce logo a partir delas. 
As questões que faço a mim mesmo são as seguintes: Qual destes mapas deve ser levado mais em conta? Se ambos estão certos para os seus anos, então Esmoriz perdeu terreno/encolheu? Que motivos levaram a estas disparidades cartográficas? Quais sãos os verdadeiros limites geográficos da nossa terra?
O que sabemos é que Esmoriz necessita de privilegiar um bom relacionamento com as freguesias vizinhas de Paramos e Cortegaça, de forma a que todas unidas possam colaborar no sentido de resolverem os seus problemas. Aliás, é indispensável que assim o seja. Continuo pois a ver a Barrinha como pertença de Esmoriz e Paramos, a zona do Novo Parque do Buçaquinho como foco de interesse de Esmoriz e Cortegaça, pois estes dois espaços ambientais que mencionei servem seguramente as freguesias citadas, e como tal, ambas têm o dever de juntar as mãos e cooperar no sentido de garantir a excelente qualidade de vida dos seus habitantes. E essa pois deve ser a mensagem principal a ser transmitida, independentemente das divergências cartográficas que, por vezes, alimentam guerras sem sentido. Apenas realizei este artigo apenas por uma mera questão de curiosidade, pois é intrigante visualizar dois mapas recentes pela frente que estão longe de coincidir quanto à delimitação da freguesia de Esmoriz. Agora só me resta desafiar os leitores a efectuarem a sua própria reflexão.


Nota adicional - No mapa de 2008, já estão representadas as 6 lagoas artificiais do Novo Parque do Buçaquinho (embora este fosse apenas inaugurado em 2013), de forma a poder facilitar a comparação entre os dois mapas, e ter uma percepção sobre a linha divisória imaginária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário