domingo, 5 de outubro de 2014

Início do XV Festival de Teatro em Esmoriz (Sábado, 4 de Outubro)

Mais uma vez diante de casa cheia (mais de 150 pessoas) no auditório do antigo Quartel dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz, o Grupo de Teatro Renascer, após várias horas de esforço, dedicação e encenação teatral e logística, levou a cabo a inauguração de mais um festival, desta feita, não com um convidado especial como se esperava, mas com... dois! Referimo-nos a Rui Mendes, ícone da nossa televisão e teatro, e a Leandro Vale, um actor (e escritor) que leva já uma carreira de mais de 50 anos. Ambos foram, no final, agraciados com recordações da terra (por exemplo: um ramo de flores e um azulejo que simbolizava a abertura do festival) e com infinitos aplausos de reconhecimento pela sua contribuição cultural ao longo das últimas décadas.
A peça estreante, encenada por João Gomes, designava-se "Entre Anjos e Rosmaninho". A sinopse que indicamos num dos artigos anteriores deste blog exibe bem o conteúdo das cenas desenvolvidas, e como já esperávamos, arrancou bastantes gargalhadas do público presente, dado o facto de ser uma comédia devidamente elaborada e retratada em palco.
De seguida, destacamos 3 ou 4 canções entoadas pelo Grupo Coral da Universidade Sénior de Esmoriz que assim recordou o bairrismo ou a identidade esmorizense. 
Por fim,  houve lugar às intervenções destinadas aos protagonistas na cerimónia solene de abertura: João Gomes (Presidente do Grupo de Teatro Renascer), Alcides Alves (Presidente da Assembleia do Grupo de Teatro Renascer). Luís Mendes (Presidente da Federação Portuguesa de Teatro), António Bebiano (Presidente da Junta de Freguesia de Esmoriz), Salvador Malheiro (Presidente da Câmara Municipal de Ovar), Miguel Gomes (Comandante dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz) e ainda o incontornável actor Rui Mendes. Todos eles demonstraram unanimidade quanto à essencialidade destes eventos para a formação cultural das pessoas. Recordaram ainda que o teatro amador é feito com boa vontade, procurando dar sempre algo à plateia que é o foco principal de todo o espectáculo. 
Houve ainda um poema cantado (com o recurso simultâneo à utilização do piano) por Emanuel Pinto que assim comoveu Leandro Vale, um dos actores conceituados que nos cedeu a honra de estar presente em Esmoriz. Decorreram ainda dois baptismos aos novos técnicos de som da colectividade teatral esmorizense.
Nestes dois meses de Outubro e Novembro, são esperados ainda mais de uma dezena de actuações nos fins de semana que se seguirão. Outra inovação consistirá no carácter competitivo que assentará na constituição dum júri inédito que determinará o grau de qualidade dos espectáculos.
Qualidade, empenho, motivação e dedicação são as palavras-chave do Renascer.







































As duas derradeiras fotos são da autoria de Normando Ramos, fotógrafo da Comissão de Melhoramentos de Esmoriz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário