sexta-feira, 10 de outubro de 2014

As novidades da semana por Emanuel Bandeira (locutor do programa radiofónico - Juízo de Bancada)

Apanhado da semana: Esmoriz
30-09-2014 a 06-10-2014



Mais uma semana, mais notícias, mais destaques!

O primeiro tem a ver com o recomeço do ano da Universidade Sénior, agora num novo espaço, no Palacete dos Castanheiros. Pela informação recolhida, a Junta de Freguesia de Esmoriz investiu cerca de oito mil euros nas obras de requalificação do espaço para ali poder instalar a Universidade Sénior. Pelo investimento realizado é possível compreender a importância que a Universidade Sénior tem para a nossa cidade e para os nossos autarcas. Mas, acima de tudo e mais importante, há que destacar a importância que a Universidade tem para os nossos “Séniores”. Trata-se de uma iniciativa fundamental, que permite a troca de experiências, o convívio, a aprendizagem e até mesmo o combate à solidão. É uma iniciativa de importância inquestionável e é de saudar a o relevo que lhe tem sido atribuído.
O segundo grande destaque da semana foi a abertura do XV festival de teatro de Esmoriz, em que o grupo de Teatro Renascer apresentou a peça “Entre Anjos e Rosmaninho”, no auditório do antigo Quartel dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz. Não sendo um espaço com a qualidade do nosso tão estimado Esmoriztur (a falta que ele faz!), é certamente mais agradável do que o auditório da Junta de Freguesia.Foi então com alguma nostalgia que assisti à peça no auditório do antigo Quartel dos Bombeiros, pois aquele espaço fez-me lembrar os velhos tempos em que se ia ao sábado à noite ver teatro ao Esmoriztur. 
Para além da excelente peça, o evento contou com a presença de dois ilustres convidados: o conhecido ator Rui Mendes e Leandro Vale, um ator, escritor, encenador que leva já uma carreira de mais de 50 anos e que muito tem contribuído para o desenvolvimento do teatro em Esmoriz. 
Ao Leandro Vale, amigo, fica aqui o meu reconhecimento por todo o trabalho, muito dele na “sombra”, que fizeste (e fazes!) pelo teatro em Esmoriz.
Em termos desportivos, o Sporting Clube de Esmoriz (SCE) venceu o Milheiroense por 2-0, somando assim a terceira vitória consecutiva. Num jogo bastante disputado, o S.C.Esmoriz soube ultrapassar as adversidades, superar-se, e dar uma excelente resposta perante um adversário complicado. 
Já o Esmoriz Ginásio Clube (EGC) abriu a época desportiva com entrega das faixas de Campeões Nacionais aos Seniores Femininos e aos Infantis Masculinos. Diga-se que os Infantis Masculinos são já até apelidados por alguns como a nova “geração de ouro”do EGC porque conseguiram a proeza de terem sido campeões sem sofrer uma derrota que fosse! A continuar assim, são agradáveis as perspetivas para o futuro da nossa equipa de voleibol.
Outro dos destaques da semana (e que mereceu inclusivamente destaque em jornais nacionais) é a adjudicação da obra de requalificação da Praça dos Combatentes do Ultramar em Esmoriz. Descomplicando: a zona da Praça/Mercado vai ser arranjada! Esta iniciativa, juntamente com a substituição dos passadiços na Praia de Esmoriz (que estavam bastante degradados e quase inutilizáveis devido aos temporais dos últimos anos) representam duas boas notícias no campo da requalificação urbana da cidade e merecem ser destacadas. 
A Praça dos Combatentes (e toda a zona envolvente) é uma área de grande potencial que certamente a partir de agora, com a requalificação, será melhor aproveitada e potenciada.
Já a substituição dos passadiços na Praia é também uma obra fundamental, uma vez que garante uma melhor acessibilidade e comodidade numa área que é (sem exagero) o cartão-de-visita da cidade.
Há certamente aspetos a melhorar, mas visto que é mais fácil apontar as críticas e os erros, decidi escolher o caminho mais difícil e destacar os aspetos positivos. 
Para a semana há mais!


Emanuel Bandeira
Esmoriz, 06-10-2014




Imagem nº 1 - As novas instalações da Universidade Sénior de Esmoriz situam-se no Palacete dos Castanheiros.
Foto: Comissão de Melhoramentos de Esmoriz

Nenhum comentário:

Postar um comentário