domingo, 14 de setembro de 2014

Simulacro de Verão dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz - "Open Day 2014"


Os dias 27 e 28 de Junho marcaram mais uma vez na Praia do cantinho e esplanada da Praia da Barrinha a abertura da época de vigilância de praias protagonizada pelos Bombeiros Voluntários de Esmoriz com destaque para os seus nadadores salvadores.

Nesta 3.ª edição a inovação, desde logo, de abrir a exposição na sexta-feira ao fim da tarde, dia 27, para que fosse desde logo possível, aproveitar o inicio de descanso da população e visitantes para admirarem os equipamentos ligados ao salvamento aquático e ao trabalho dos bombeiros locais e do distrito.

A iniciativa organizada pelos Bombeiros Voluntários de Esmoriz contou com a participação de outras corporações do distrito de Aveiro como é o caso de Ovar, Espinho, Santa Maria da Feira, Vagos, Vale de Cambra, Aveiro Novos e ainda com o apoio da Autoridade Nacional de Protecção Civil Distrital, Autoridade Marítima, GNR, ISN, Força Aérea Portuguesa - Esquadra 552 “Zangões” , Regimento de Engenharia  de Espinho, a Câmara Municipal de Ovar e Juntas de Freguesia de Esmoriz e Cortegaça.

Algumas empresas, comerciantes e instituições também deram o seu contributo como foi o caso da Safina, Jacinto, Lda, Cloud It, Flex 2000, Multiópticas, Jefatel, Texport, Policalço, Agência Funerária Henriques, Punto Red, X5, Pé n’Areia, Grupo de Teatro Renascer e Sons of the Beaches

No sábado, mesmo com um tempo pouco convidativo muitos foram os que se acercaram novamente do espaço de exposição e de sensibilização. A juntar à exposição havia também a zona de rastreios visuais, avaliações de parâmetros vitais e a tenda para visualização de vídeos institucionais e acções de sensibilização.

A chuva que caiu pela manhã foi abrandando e deixando o sol brilhar, o que fez com que o final da manhã e a tarde fossem as ideais para acompanhar a iniciativa.

A tarde de sábado marcada como sempre pela expectativa em relação ao exercício no mar não deixou ninguém indiferente. A frente mar e o esporão estiveram repletas de populares que durante cerca de uma hora acompanharam todos os movimentos do simulacro que compreendia um acidente com um barco de pesca e recolha de multi-vitimas rapidamente trazidas para a praia e assistidas pelos socorristas. Quando chegou a vez do helicóptero da Força Aérea entrar em cena, claro que algumas respirações quase pararam sobretudo aquelas pessoas que pela primeira vez viram este tipo de actuação.

Com a tarde a cair ainda houve tempo para uma mega aula de zumba e a noite seria junto à praia com a festa proporcionada pelos Sons of the Beaches no Pe N’Areia. Além da festa e da diversão esta iniciativa permitiu também angariar fundos para que a secção de nadadores salvadores possa adquirir materiais e equipamentos para trabalho.

No “rescaldo” da 3.ª edição do Open Day responsáveis dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz (Presidente, Comandante, responsável da secção de Nadadores Salvadores) destacaram todo o apoio recebido das entidades e empresas, bem como da população que continua a aparecer e a apoiar as iniciativas desenvolvidas pelos Bombeiros.


Contudo, continua a haver lugar para dizer também que para quem como os Bombeiros de Esmoriz tem ajudado a garantir há mais de vinte anos que não se verifiquem mortes nas praias vigiadas pelas equipas de nadadores salvadores o esforço continua a ser muito da “casa”. As parcerias por vezes ficam um pouco aquém do apoio necessário e o objectivo é nos próximos tempos ver isso a mudar e um maior reconhecimento a ter lugar. Objectivo que se pode materializar numa necessária moto 4 para apoiar na deslocação em grandes distâncias no areal sempre que seja preciso socorrer. 
Este ano, e já devidamente mostrado na exposição esteve o atrelado dos Mergulhadores/Nadadores que contém em si, equipamentos de salvamento e mergulho que facilmente possam ser deslocados para onde for necessário. Foi uma estrutura doada pela empresa Jacinto, Lda que depois foi adaptada e trabalhada por alguns dos homens do Corpo Activo que resultou num belíssimo e prático equipamento de apoio.






Vídeo nº 1 - Simulacro dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz
Retirado do Youtube


Publicação do texto e do vídeo com a autorização expressa do Gabinete de Comunicação dos BVE.


Nenhum comentário:

Postar um comentário