segunda-feira, 14 de julho de 2014

Movimento Cívico Pró-Barrinha ensinou a criar um herbário

Cerca de 26 participantes, de múltiplas faixas etárias, compareceram na sessão da manhã do passado Sábado (dia 13 de Julho) nas instalações do Novo Parque do Buçaquinho, onde se procedeu à projecção dum powerpoint em que se exibiram variados slides, recriando assim os cuidados teóricos a seguir para garantir a colheita e secagem adequadas das plantas. Posteriormente, houve uma componente prática desenvolvida perante o olhar atento de todos que interiorizaram assim os passos necessários.
Através desta iniciativa, a plateia aprendeu a compilar amostras interessantes de exemplares botânicos, os quais também requerem técnicas de conservação bastante exigentes.
O feedback foi extremamente positivo, e a colectividade já pensa em repetir a iniciativa, embora falte definir ainda uma nova data.
No próximo dia 26 de Julho, o Movimento irá apresentar um evento sobre as Plantas Autóctones e Plantas Alóctones, que decorrerá igualmente nas instalações do Parque Ambiental do Buçaquinho.
No dia 2 de Agosto, está previsto um Rally Puzzle Fotográfico.
Todas estas actividades são gratuitas mas requerem inscrição obrigatória em mcpbarrinha@mail.com ou na cafetaria do Parque Ambiental do Buçaquinho.



Imagem nº 1 - Palestra do Dr. Rubim Almeida (Docente da Faculdade de Ciências do Porto) perante uma plateia de diferentes faixas etárias. Destaque ainda para a prensa na mesa derradeira, que constitui um dos métodos necessários numa das etapas intermédias para a criação dum herbário.
Foto: MCPB



Imagem nº 2 - Depois de prensados, os exemplares botânicos são colados com uma pequena fita de adesivo numa folha branca com dimensões específicas, e encobertos por uma espécie de "capa". São ainda acompanhados pela devida etiquetagem que permite a identificação da espécie em questão.
Foto: MCPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário