sábado, 17 de maio de 2014

Gansos do Egipto visitam a Barrinha de Esmoriz e o Novo Parque do Buçaquinho

O casal de gansos coloridos que têm sido avistados tanto na BELP como no Parque Ambiental do Buçaquinho pertence à espécie Alopochen aegyptiaca, conhecida comumente como Ganso-do-Egipto ou Ganso-do-Nilo. 
Considerados sagrados pelo antigos Egípcios foram por eles domesticados e desde então são muito apreciados como aves ornamentais
A sua área de distribuição inclui a África sendo muito comuns a Sul do Saara e vale do Nilo.
Levados para a Inglaterra no século XVIII, alguns animais que escaparam ao cativeiro, foram formando populações de alguma dimensão que acabaram por ir colonizando países como a Bélgica, a Holanda e a Alemanha. Actualmente, têm vindo a serem avistados noutras regiões da Europa. Em Portugal foram também introduzidos em parques e jardins, pelo que com alguma facilidade poderão escapar ao cativeiro e estabelecerem-se em estado selvagem
Evitam, em geral, áreas densamente arborizadas, preferindo prados e relvados, motivo pelo qual se se vier a comprovar que se trata efectivamente de um macho e fêmea, existe alguma possibilidade de que possam nidificar e estabelecerem-se na nossa região.
A identificação deste par de aves foi já devidamente estabelecida por investigadores da FCUP e CIBIO e por colaboradores da SPEA (http://www.spea.pt/pt/).

Texto da autoria de Rubim Almeida - Biólogo, Docente da Faculdade de Ciências da UP e CIBIO/InBio




Imagem nº 1- Um Casal de Gansos do Egipto no Novo Parque Ambiental do Buçaquinho.
Foto: Movimento Cívico Pró-Barrinha




Imagem nº 2 - A vista com maior pormenor sobre um elemento daquela espécie.
Foto: Movimento Cívico Pró-Barrinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário