quarta-feira, 16 de abril de 2014

Um Comboio Turístico em Esmoriz

Confesso que este foi um dos projectos que mais me agradou no âmbito do Orçamento Participativo. Nunca me tinha passado tal ideia pela cabeça, mas bem vistas as coisas, e se for viável, creio que será uma mais valia divulgar o cartão de visita da nossa terra.
Mas perguntam-me agora e que pontos de paragem dignos poderão existir em Esmoriz? Não sou o mentor do projecto, mas há vários lugares dignos de visita: Igreja de Gondesende, Capela da Penha, Igreja Matriz, Capela da Praia, uma Tanoaria Tradicional, os Monumentos ao Tanoeiro, Viajante e Arte Xávega, a nossa maravilhosa zona à beira-mar, o Novo Parque do Buçaquinho, o Rio Lambo...
Infelizmente, o comboio turístico não poderá almejar a Barrinha de Esmoriz, já que as condições naturais não o permitem. Mas apesar desta contrariedade, o plano até poderia ser viável, desde que devidamente estudado. Não era igualmente mau pensado arranjar um guia que explicasse a importância de cada uma das estruturas observadas, enriquecendo o conhecimento dos visitantes sobre a nossa localidade.
Era pois um importante meio de dinamizar a nossa terra, e fazer com que os nossos turistas sentissem vontade de voltar cá no próximo ano.
E já agora porque não criar um site para a Junta de Freguesia de Esmoriz, promovendo os espaços mais atractivos da cidade (a internet faz cada vez mais a diferença)? E que tal distribuir folhetos promotores sobre a nossa terra nas principais cidades do Norte e Centro do País?
Ainda há tanto para fazer neste capítulo... Mãos à obra!




Imagem nº 1 - A ideia dum comboio turístico em Esmoriz parece-me ser um projecto que merece ser testado, de forma a aferir os resultados e a sua viabilidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário