quinta-feira, 27 de março de 2014

Rio Lambo num bom caminho...

O Rio Lambo, também denominado como Peixinho do Rio, é evidentemente património ambiental de Esmoriz. Este curso que nasce em São João de Ver, vai desaguar à ilustre Barrinha de Esmoriz.
Ao longo dos últimos anos, este curso de água parece estar cada vez menos poluído, situação que contrasta com a realidade da Ribeira de Rio Maior que vem do lado norte, isto é, atravessa a freguesia de Paramos, e cujas águas ainda estão muito poluídas, o que terá de exigir maiores intervenções.
A extinção da ETAR de Cortegaça que não realizava bem a sua função, argumento tantas vezes levantado pelo Movimento Cívico Pró-Barrinha, deu origem a um Novo Parque Paisagístico que comemorará um ano de existência no próximo 25 de Abril. 
O Movimento Cívico Pró-Barrinha, pela voz do sr. Arménio Moreira, foi uma das colectividades que mais lutou pela integridade deste curso de água, afluente da Barrinha, e fez dessa questão uma das suas bandeiras. Evidentemente, também Manuel de Oliveira e seu executivo contribuíram para que a situação fosse hoje melhor.
Aliás, não há dúvidas que um melhor Rio Lambo determina uma Barrinha mais equilibrada.




Imagem nº 1 - O Rio Lambo em Esmoriz.
Foto retirada da Página Oficial do Movimento Cívico Pró-Barrinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário